Topo

Conteúdo publicado há
12 meses

Prefeitura defende cargo para sogra em Araucária: 'ampla vivência na área'

Hissam Dehainik, 65, já foi alvo de investigações por formação de quadrilha e tem hábito de empregar pessoas próximas - Reprodução/Facebook
Hissam Dehainik, 65, já foi alvo de investigações por formação de quadrilha e tem hábito de empregar pessoas próximas Imagem: Reprodução/Facebook

Do UOL, em São Paulo

25/04/2023 16h27Atualizada em 25/04/2023 17h25

A prefeitura de Araucária (PR) defendeu a nomeação da sogra de Hissam Hussein Dehaini (Cidadania) como secretária municipal um dia após ele se casar com a filha dela, uma adolescente de 16 anos.

O que diz a prefeitura:

A prefeitura disse que Marilene Rode possui 26 anos de experiência no serviço público, "com ampla vivência na área da Educação e em funções de chefia, assessoramento e direção", inclusive no município.

A administração ressaltou que ela ocupava o cargo de diretora geral da Secretaria de Educação, e foi nomeada secretária municipal de Cultura e Turismo em 14 de abril.

A decisão acerca da composição de seu secretariado é ato discricionário do chefe do Poder Executivo, o qual entendeu que a servidora em questão reúne as condições necessárias para o exercício do cargo."
Nota da prefeitura de Araucária

Marilene foi nomeada em agosto de 2021 como assessora na Secretaria de Educação.

Em janeiro de 2022, ela mudou de cargo, ocupando a vaga de diretora-geral da Secretaria de Educação e, agora, é chefe da pasta de Cultura e Turismo.

O caso ganhou repercussão após notícia de casamento

Hissam, 65, e Kauane Rode Camargo, 16, apresentaram em 12 de abril os documentos exigidos por lei para se casarem, de acordo com o Jornal Oficial dos Cartórios de Registro Civil do Brasil. Segundo a imprensa local, eles se casaram nessa data.

Marilene Rode, mãe da adolescente, foi nomeada no dia seguinte, 13 de abril. Mas, além dela, outros parentes de Hissam foram empregados na prefeitura, incluindo cargos a filhos de outros casamentos.

Elizangela Rode, tia da adolescente, também conquistou um cargo na prefeitura. Em 1º de abril, ela foi nomeada diretora-geral de secretaria.