Vídeo mostra golpistas roubando armas do Planalto em 8 de janeiro
As imagens do circuito de segurança do Palácio do Planalto mostram invasores saindo de uma sala do GSI (Gabinete de Segurança Institucional) depois de saquear o local durante os atos golpistas de 8 de janeiro.
O que aconteceu
Vídeos analisados pelo UOL mostram o momento em que invasores roubam três caixas contendo armas. Em outros quatro momentos, invasores deixam o local portando objetos que aparentam ser armas.
O Planalto informou que essas armas levadas pelos golpistas são não letais.
Por volta de 15h10 a câmera de segurança em frente a uma sala do GSI mostra um grupo se aproximando pelo lado de fora. A porta e a parede são de vidro, então é possível ver a ação dos golpistas na área externa.
Pelo lado de fora eles quebram também a parede externa de outra sala, anexa à que está sendo filmada pela câmera de segurança. Ali está localizada uma sala de segurança do GSI.
A destruição durou cerca de 20 minutos. As paredes começaram a ser quebradas por volta de 15h24.
Às 15h43 é possível ver o homem abrindo a caixa do GSI e roubando a arma. Também é possível ver golpistas roubando duas caixas de armas diferentes.
Às 16h34 os primeiros agentes do GSI chegam à sala de segurança após a invasão.
STF determinou liberação dos vídeos
O STF determinou liberação dos vídeos Mais de 160 horas de gravação da invasão ao Planalto, registradas por 33 câmeras de segurança, foram divulgadas no sábado (23) pelo GSI após decisão do ministro Alexandre de Moraes.
Moraes retirou o sigilo das imagens que vinha sendo imposto pelo GSI. Ele ordenou, na última sexta (21), o envio delas ao Supremo em até 48 horas.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.