Topo

Chico: Vacina em dia deve tirar mais bolsonaristas do GSI do que demissões

Colaboração para o UOL, em São Paulo

27/04/2023 19h35

Nesta quinta-feira (27) o ministro interino do GSI, Ricardo Capelli, anunciou a exoneração de mais 58 servidores. O colunista do UOL Chico Alves comentou sobre as demissões em sua participação no UOL News, afirmando terem sido um pedido do presidente Lula (PT) para que os funcionários contratados pelo e-ministro Augusto Heleno fossem afastados.

Além disso, Capelli também anunciou hoje que os membros do GSI que tiverem contato com a Presidência da República precisam estar com o cartão de vacinação em dia. Chico Alves afirmou que essa medida será eficaz para afastar os bolsonaristas.

Se o objetivo é desbolsonarizar o GSI, as exonerações são medidas eficazes, mas também essa exigência de vacina, bolsonarista foge de vacina como o diabo da cruz. Acho que essa exigência do cartão de vacinação em dia seja mais eficaz para manter os bolsonaristas longe do GSI.

Líder do MST diz que CPI é 'genérica' e 'preventiva': 'Já nasceu torta?

O coordenador do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), João Paulo Rodrigues, criticou a criação da CPI do Movimento dos Sem Terra. Em entrevista ao UOL News nesta quinta-feira (27), ele afirmou que a comissão é "genérica" e que "já nasceu torta".

Ela não tem um objeto pré-determinado, então é uma CPI que não tem um fato. Por que tem essa CPI? Não tem justificativa no pedido dela. É muito genérico uma CPI preventiva, nos deixa muito preocupados o Congresso autorizar setores extremamente reacionários provocar um tipo de instrumento como esses.

Rodrigues ainda afirmou que o MST recebeu a CPI com "estranheza" e que espera que ela não aumente o ódio.

Nos causou estranheza, surpresa, e ainda estamos pedindo junto ao presidente da casa, Arthur Lira, que ele não deixe que essa CPI se transformar e mum palco de ódio contra os agricultores, contra os sem-terra e contra quem produz alimento saudável nesse país.

Silvio Almeida mostrou com firmeza o absurdo que é um senador carregar por aí réplica de feto, diz Chico Alves

Chico Alves também comentou a respeito da atitude do senador Eduardo Girão (Novo-CE), que tentou entregar um feto de plástico ao ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida. O vídeo viralizou nas redes sociais pela forma que o ministro rejeitou a réplica.

Ele encontrou felizmente Silvio Almeida, que mostrou com toda firmeza e dignidade o absurdo que é um senador da republica andar para lá e para cá com réplicas de plástico de fetos de 11 dias para distribuir para pessoas.

Chico Alves ainda afirmou que a atitude do senador "não é normal" e que ele já distribuiu as réplicas para outras personalidades.

A gente vai normalizando essas coisas e isso que Silvio Almeida fez hoje é bom para a gente não banalizar esses absurdos e agir como deveria, digno, firme. Silvio Almeida sempre fala de uma forma tranquila, bateu firme na mesa, foi apluauidóodo e as redes sociais, o Brasil todo, estão aí condenando a performance do senador Girão.

***

O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em três edições: às 8h, às 12h e às 18h. O programa é sempre ao vivo.

Quando: de segunda a sexta, às 8h, às 12h e 18h.

Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.

Veja a íntegra do programa: