Lula diz ter convicção de que Bolsonaro organizou o 8/1: 'Tentou dar golpe'
O presidente Lula (PT) afirmou em entrevista ao jornal El País que tem convicção de que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) tentou dar um golpe com os atos de 8 de janeiro que destruíram a Praça dos Três Poderes.
O que aconteceu?
"Não tenho dúvidas de que ele tentou dar um golpe", afirmou Lula. "Isso ia acontecer desde o primeiro dia da minha posse, mas como era muita gente, esperei uma semana. Eu vi tudo pela televisão, eles assaltaram o Palácio do Planalto, houve descaso de quem estava assistindo e entraram no Congresso Nacional, no STF e no Palácio. Agora tem gente na cadeia."
"Procuramos também quem financiou, quem pagou, por exemplo, os autocarros em que vieram. Agora o secretário de Segurança de Brasília está preso. Temos a convicção de que tudo foi organizado por Bolsonaro e sua equipe", acrescentou o petista.
O presidente também cobrou "iniciativa de abrir espaço" para fim da guerra na Ucrânia. "Não podemos agora pensar que a China é culpada do que está acontecendo no mundo. O problema não é só a China, são os Estados Unidos, a França, o Reino Unido... Todos os países que compõem o Conselho de Segurança da ONU devem tomar a iniciativa de abrir espaço."
Lula elogiou a China em discurso na Espanha
Ele disse que o país asiático China não entra em guerra "faz muitos anos" e pode se tornar a primeira economia do mundo. "Isso é uma demonstração de que somente com muita paz é possível você aproveitar o dinheiro produzido pelo povo para poder gerar emprego e bem-estar social."
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.