Topo

Esse conteúdo é antigo

Bolsonaro diz que vai abrir processos cível e criminal contra Lula

Do UOL, em São Paulo

12/05/2023 18h26Atualizada em 12/05/2023 23h14

O ex-presidente Jair Bolsonaro anunciou hoje que entrará com duas ações contra o presidente Lula.

O que aconteceu:

Bolsonaro afirmou que Lula atingiu sua honra ao afirmar que ele é responsável por 300 mil das 700 mil mortes no Brasil durante a pandemia.

Em ato falho, o ex-presidente errou ao reproduzir o número de vítimas da covid-19, ao dizer que foi acusado de ser responsável por 300 milhões de mortes. O Brasil tem cerca de 215 milhões de habitantes, segundo o IBGE. Ele reproduziu o número de outro erro, desta vez do presidente Lula, em discurso ontem em Salvador, quando atribuiu 300 de "700 milhões (sic) de mortes" na pandemia a Bolsonaro.

Além disso, Bolsonaro afirmou que Lula o acusou de ter uma mansão de US$ 8 milhões nos Estados Unidos, em nome de um de seus assessores. Ele considerou o caso um "absurdo".

O ex-presidente prometeu que as ações serão abertas na próxima semana, uma na esfera criminal e outra na cível. No campo criminal, o denunciado pode ser condenado a penas que vão desde pagamentos de multa até tempo de reclusão, enquanto na cível, o denunciante busca reparação, normalmente em forma de indenização financeira e/ou retratações.

O anúncio foi feito em um vídeo publicado no perfil do ex-presidente no Twitter. Bolsonaro, que costuma ser ativo nas redes sociais, não fazia publicações desde 16 de abril.

Veja a íntegra do anúncio de Bolsonaro

Sexta-feira, 12 de maio. Na próxima semana, entrarei com duas ações contra [o presidente] Luiz Inácio Lula da Silva. Uma criminal e uma cível. Primeiro, ele diz que, das 700 milhões (sic) de mortos no Brasil, 300 milhões (sic) a responsabilidade é minha. Bem, são números absurdos, mas que atingem a minha honra. A outra: diz que eu tenho nos Estados Unidos uma mansão de US$ 8 milhões em nome de um assessor meu. São absurdos. Ele não pode continuar falando mentiras à vontade [e] não ser incomodado por praticamente ninguém. Nós faremos a nossa parte e tenho certeza que a Justiça fará a sua. Boa noite a todos."
Jair Bolsonaro em vídeo publicado no Twitter

Errata: este conteúdo foi atualizado
Em versão anterior deste texto, faltou contexto completo ao apontar o equívoco no número de mortes exposto por Bolsonaro, que reproduzia fala similar do atual presidente Lula.