Topo

Vaga de Deltan na Câmara fica com PL de Bolsonaro, que terá 100 deputados

Pastor Itamar Paim (PL) durante culto em Curitiba, em julho de 2022 - Reprodução/Facebook
Pastor Itamar Paim (PL) durante culto em Curitiba, em julho de 2022 Imagem: Reprodução/Facebook

Do UOL, em São Paulo e Brasília

17/05/2023 16h01Atualizada em 17/05/2023 17h26

O TRE-PR (Tribunal Regional Eleitoral no Paraná) confirmou que o pastor Itamar Paim (PL) ficará com a vaga de Deltan Dallagnol (Podemos) na Câmara dos Deputados.

O que aconteceu

Paim teve 47 mil votos e foi apenas o sexto mais votado entre os não eleitos no Paraná, mas se beneficiou do quociente eleitoral de seu partido. Leia a íntegra do íntegra do relatório de totalização de votos.

Podemos perdeu a vaga, mesmo com a decisão do TSE de manter os 345 mil votos recebidos por Dallagnol.

Segundo mais votado do partido, o suplente Luiz Carlos Hauly teve menos de 12 mil votos e não atingiu a cláusula de desempenho. Por essa razão, a vaga ficará com o PL.

A sigla do ex-presidente Jair Bolsonaro passa a ter cem parlamentares na Câmara. É o partido com a maior bancada da Casa.

Deltan ainda espera que vaga vá para Hauly

A jornalistas o deputado cassado disse ainda ter esperança que, se o mandato for perdido, sua vaga seja preenchida por Hauly. Para Deltan, Hauly saberia "honrar" a sua cadeira na Câmara.
Hauly, porém, tem dito a interlocutores que já considerava difícil substituir Deltan em razão de não ter recebido votos suficientes para preencher o quociente eleitoral.
A equipe do ex-procurador já tomou ciência da decisão do TRE-PR e tem dito que o caso ficará com o diretório nacional do Podemos.

Herdeiro da vaga nunca teve cargo eletivo

Este será o primeiro cargo eletivo de Itamar Paim. Hoje com 47 anos, ele nunca havia disputado eleições até tentar uma vaga na Câmara em outubro passado.

Nascido em Paranaguá (PR), Paim vive em São José dos Pinhais (PR), na região metropolitana de Curitiba. Ele é membro da Igreja do Evangelho Quadrangular.