Topo

Esse conteúdo é antigo

Lula oficializa candidatura de Belém para sediar cúpula do clima COP30 em 2025

17.nov.22 - Presidente eleito Lula participa de reunião na COP 27 em Sharm el-Sheik, Egito - MOHAMED ABD EL GHANY/REUTERS
17.nov.22 - Presidente eleito Lula participa de reunião na COP 27 em Sharm el-Sheik, Egito Imagem: MOHAMED ABD EL GHANY/REUTERS

Lisandra Paraguassu

11/01/2023 12h50Atualizada em 11/01/2023 13h06

O governo federal oficializou a candidatura da capital do Pará, Belém, para sediar a Conferência das Partes sobre o Clima (COP30), a ser realizada em 2025, informou nesta quarta-feira o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Em um vídeo divulgado pelo governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), Lula afirma que o Itamaraty já apresentou a candidatura de Belém à Organização das Nações Unidas (ONU).

"O Itamaraty formalizou a cidade de Belém como cidade que está disputando a candidatura para realizar a COP30. Eu tinha assumido um compromisso no Egito, na COP27, que a COP 30 poderia ser realizada no Brasil, eu fiquei feliz quando nosso ministro Mauro Vieira apresentou a candidatura de Belém", disse Lula. "Espero que a gente esteja lá para fazer uma bela COP."

A viagem ao Egito em novembro para participar da COP27 foi a primeira de Lula depois de eleito presidente, ainda antes de tomar posse, em uma demonstração da importância que a questão ambiental terá em seu governo, e também uma tentativa de mostrar que o Brasil irá mudar a postura em relação ao que foi feito durante o mandato do ex-presidente Jair Bolsonaro.

O ex-presidente, ao assumir o governo, mandou cancelar a COP25 que seria realizada no país em 2019. O evento acabou sendo transferido às pressas para a Espanha.