Jornalista usa fala machista e prefeita de Bauru (SP) reage: 'Baixaria'
A prefeita de Bauru (SP), Suéllen Rosim (PSD), criticou um jornalista por usar a frase "não é porque ela é prefeita que ela é uma ninfeta em um prostíbulo" em uma rádio local.
O que aconteceu:
A fala ocorreu durante um debate sobre a concessão da estação de tratamento de esgoto da cidade. A frase foi dita ontem pelo jornalista e economista Reinaldo Cafeo no programa Cidade 360, do JC/JCNET em parceria com a 96FM.
Em vídeo, Suéllen se disse chocada por comunicadores usarem palavras "baixas", dizendo que não interessa o contexto em que a frase foi dita. Ela afirmou que "não trabalha em um lugar que pode ser considerado um prostíbulo". "Política não é lugar de prostituição, é local de solução de problemas."
A gestora acusou Reinaldo de ter dito recentemente para ela "levantar a bunda da cadeira e vai fazer". Ela questionou se um prefeito homem seria ofendido da mesma forma que ela.
A prefeita afirmou que não tem problema de ser cobrada para trabalhar, mas pediu respeito "enquanto mulher" e declarou que a comparação "passou dos limites". "Não dá para dizer que foi por acaso, apenas uma comparação. 'Estou querendo dizer que você não é uma novinha em um prostíbulo'. Não tem o que dizer."
Ela ainda citou o racismo que sofre também, e afirmou que não tem o costume de se vitimizar, mas vai processar quem ofendê-la. A prefeita já acionou o advogado para entrar com ação sobre esse episódio.
Que comparação discrepante, desrespeitosa, tendenciosa. Que coisa desnecessária. A pessoa pode não gostar de mim, ter problemas com a nossa gestão, mas tem que me respeitar enquanto pessoa. Eu vejo uma comparação de 'ninfeta num prostíbulo', eu nunca dei liberdade para falar um 'A' comigo nessa tonalidade. Baixaria é a palavra certa. [...] Não vou mais admitir falácias, pessoas dizerem coisas pejorativas, minha família ser exposta dessa forma. Eu me senti desrespeitada. Vou tomar as medidas necessárias, mas acho que a pessoa precisa rever. Respeitar é a primeira palavra. Você pode ter suas críticas e tem que me respeitar. Desrespeitou, vai levar de volta."
Suéllen Rosim, prefeita de Bauru
Jornalista diz que prefeita tirou frase de contexto
Ao UOL, Reinaldo admitiu que a frase foi "infeliz", mas estava se referindo a grupos que podem "tirar vantagem da questão, ou seja, que a prefeita não poderia ser inocente ao ponto de não ficar alerta sobre grupos de interesses nas licitações" da concessão. Ele reforçou a sua experiência e formação em nota.
O comunicador também afirmou que talvez tenha falhado em não "concluir o raciocínio", pediu desculpas e comentou que "não quis ofender a honra de ninguém", apesar de dizer que a gestora estaria se "vitimizando".
Hoje estava agendada entrevista com a prefeita que poderia se manifestar livremente, como sempre o fez, mas novamente ela vai às redes sociais, se vitimizando. Obviamente que ela cancelou a sua vinda, mas seria um importante momento para esclarecermos o ocorrido e não colocar mais lenha na fogueira."
Reinaldo Cafeo, jornalista
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.