Topo

Esse conteúdo é antigo

Zanin deve ser aprovado para STF por margem considerável, diz relator

Do UOL, em São Paulo

15/06/2023 12h41

O vice-presidente do Senado, Veneziano Vital do Rêgo, afirmou hoje no UOL Entrevista que o nome de Cristiano Zanin deve ser aprovado pela Casa com margem considerável.

O que ele disse?

Relator da indicação disse que, desde o início, não percebeu resistência ao nome escolhido pelo presidente Lula (PT). "Não posso dizer que não haverá quem se oponha, mas imagino que Zanin terá aprovação na Comissão de Constituição e Justiça e, principalmente, em Plenário acima das expectativas", declarou.

Senador destacou que até nomes da oposição se manifestaram positivamente sobre a indicação do advogado, como a senadora Damares Alves (Republicanos-DF). "Seria até injusto se limitarmos a apreciação de um nome que tem 25 anos de militância, de atuação na área [...] ao conjunto de fatos que ganhou mais relevância, naqueles 3, 4 anos em que atuava como procurador e fazia a defesa de Lula", opinou.

Zanin não seria o primeiro ministro do STF a ter relação próxima com presidente que o indicou. "O doutor André Mendonça era integrante do governo de Jair Bolsonaro, nunca deixou de ser tido, havido e apresentado como de íntima relação com o casal Jair e Michelle Bolsonaro, mas foi indicado", disse Vital do Rêgo. "Ele veio ao Senado e o Senado o aprovou com votação tranquila, porque soube separar isso".

'8/1 foi clara tentativa de golpe'

Integrante da CPMI dos atos golpistas, senador disse que golpe foi premeditado durante toda a campanha. "Não deu certo por ainda termos instituições fortes, como a imprensa, o Senado, a Câmara, o STF e o Executivo, que reagiram fortemente e imediatamente ao dia 8", disse. "Estou convencido que passamos por riscos enormes e iminentes em outubro, novembro e dezembro [de 2022]".

Senador criticou fala do presidente da CPMI, deputado Arthur Maia (União-BA), que afirmou que vai pautar requerimentos para convocar aliados do governo "quantas vezes for necessário". "É desrespeitoso para quem assiste e para os colegas", opinou, elogiando o plano de trabalho da relatora da comissão, a senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA).

Assista à íntegra da entrevista: