Topo

Do Val faz evento para lançar livro no ES um dia após operação da PF

Waldemir Barreto/Agência Senado
Imagem: Waldemir Barreto/Agência Senado

Carolina Nogueira

Colaboração para o UOL, em Brasília

16/06/2023 17h30

O senador Marcos do Val (Podemos-ES) fez hoje o lançamento de um livro com o balanço de quatro anos de mandato no Senado. O evento acontece um dia depois de operação da Polícia Federal em seu gabinete e casas em Brasília e no Espírito Santo.

O que aconteceu?

O evento reservado para convidados acontece no Coworking Vitória, no Pontal de Camburi, bairro da capital capixaba. Na ocasião, o senador também comemora seu aniversário de 52 anos.

Ontem (15), o ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), autorizou que a PF fizesse buscas em três endereços do senador. O magistrado também determinou que Do Val se abstenha de publicar e promover notícias falsas e ataques às instituições.

Com a decisão, as contas do parlamentar no Twitter, Instagram e Facebook do foram retiradas do ar. No lugar, está a mensagem "conta retida por determinação legal".

O UOL apurou que Do Val é investigado por tentativa de golpe de Estado, tentativa de abolição violenta de governo legalmente constituído, associação criminosa e divulgação irregular de informações confidenciais.

Em entrevista à Band News, Marcos Do Val chamou Moraes de "imperador" e afirmou que o ministro fez "movimentos claros da invasão de Poderes e quebra da Constituição". Aos senadores, o parlamentar declarou que "todos estão expostos" e "sendo monitorados".

Os agentes policiais coletaram apenas documentos e pendrive com dados do gabinete funcional do parlamentar. A PF, contudo, levou cerca de uma hora para conseguir entrar no gabinete, segundo o UOL apurou.

A pessoa responsável pelo escritório do senador não estava na cidade e a polícia legislativa só tinha acesso aos espaços comuns. Foi necessário chamar o chaveiro foi para evitar o arrombamento da porta

Na residência do parlamentar, segundo a GloboNews, foram apreendidos celular e computadores, além de armas.