Topo

Esse conteúdo é antigo

Paulo Pimenta nega saída de Nísia Trindade da Saúde: 'Nenhuma chance'

A ministra da Saúde, Nísia Trindade - Marcelo Camargo/Agência Brasil
A ministra da Saúde, Nísia Trindade Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Do UOL, em São Paulo

19/06/2023 11h52

O ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social do governo Lula (PT), Paulo Pimenta, negou uma possível troca da ministra da Saúde Nísia Trindade em decorrência de pressão do Centrão.

O que disse o ministro?

"Não existe nenhuma chance, esse tema não está na pauta, não pretendemos fazer nenhuma mudança no Ministério da Saúde". A declaração de Paulo Pimenta foi feita durante entrevista à GloboNews.

"Não vejo nenhum movimento político que pudesse justificar uma mudança num ministério estratégico e importante". Pimenta evitou comentar a pressão de grupos do Centrão pela pasta, em especial da articulação do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL).

Lula "tem enorme admiração" por Nísia, disse o ministro, repetindo justificativas apresentadas pelo próprio presidente anteriormente: "Escolhi ela pelo trabalho excepcional na Fiocruz", disse Lula em um evento no começo de junho, quando a pressão política pelo ministério se intensificava.

Lula cobra maior articulação entre ministros

Pimenta disse que Lula pediu foco em maior integração entre ministros. Na última reunião ministerial, na sexta-feira, o presidente teria convocado Pimenta para atuar na criação de uma comunicação mais fluida entre os ministros, as lideranças do Congresso Nacional e demais deputados da base, relatou.

Possível saída de ministra do Turismo será discutida no retorno de Lula da Europa. Após o presidente ter se reunido com o deputado Celso Sabino (União Brasil-PA) no fim de semana, a situação de Daniela Carneiro, atual titular do Turismo que irá sair do União Brasil, terá o veredito final no retorno de Lula.