Zema diz que frase atribuída a Mussolini foi para 'alertar' população
O governo de Minas Gerais divulgou uma nota à imprensa hoje (3) após o governador Romeu Zema (Novo) compartilhar uma citação atribuída ao ditador italiano Benito Mussolini no Instagram no sábado (1).
O que aconteceu:
O comunicado diz que a citação foi postada em forma de alerta. "A citação em questão foi postada como um alerta sobre os riscos de um estado inchado, com altas cobranças de impostos e gastos desregulados".
A nota também diz que o governador é um "defensor das liberdades individuais", afastando qualquer semelhança com o líder fascista. "O governador Romeu Zema é um defensor das liberdades individuais, incluindo o direito de ir e vir e o acesso à propriedade privada e às eleições livres, condições possibilitadas apenas pela democracia".
O texto critica um estado "burocrático e complexo". "O governador Romeu Zema reafirma seu compromisso com a democracia e com um estado que sirva às necessidades do povo, sobretudo, sempre com o intuito de melhorar a vida dos cidadãos".
Citação de Mussolini:
Romeu Zema publicou uma frase atribuída a Benito Mussolini, ditador italiano morto em abril de 1945. "Fomos os primeiros a afirmar que, quanto mais complexa se torna a civilização, mais se deve restringir a liberdade do indivíduo", diz o texto.
Mussolini foi um personagem central na história do fascismo europeu. Chamado de Il Duce (o líder), ele comandou a Itália entre 1922 e 1943, e inspirou Adolf Hitler.
A mensagem foi compartilhada pelo governador um dia após o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) declarar a inelegibilidade do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Zema, que apoiou Bolsonaro na eleição de 2022, é cotado pela direita como um dos nomes que pode concorrer à Presidência em 2026.
*com informações do Estadão Conteúdo
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.