Topo

Esse conteúdo é antigo

Tarcísio falar de disputar presidência agora seria erro, diz Ciro Nogueira

Do UOL, em Brasília e em São Paulo

05/07/2023 11h57Atualizada em 05/07/2023 12h40

No UOL Entrevista de hoje, o senador Ciro Nogueira (PP-PI) avaliou positivamente o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), como um nome para as eleições presidenciais de 2026. No entanto, o senador afirmou que seria um "erro de estratégia brutal" se Tarcísio se colocasse como candidato agora.

O que disse Ciro Nogueira?

"Ele só vai ter viabilidade se for um grande governador de São Paulo": "Seria um erro de estratégia brutal o Tarcisio estar falando de eleição [para] presidente agora. Vai passar a imagem de que está abandonando o governo de São Paulo pensando apenas no Brasil. Ele tem que focar em ser um grande governador."

Apoio de Bolsonaro seria decisivo para Tarcísio, opina. "Um candidato de centro tem muito mais condições de ganhar eleição com apoio de um dos lados [Bolsonaro ou Lula]".

Chapa poderia ter Michelle, Teresa Cristina ou Romeu Zema, hipotetiza senador. Para Nogueira, a ex-primeira-dama pende mais para disputar o Senado como candidata do Distrito Federal. Já a senadora e ex-ministra da Agricultura e o governador mineiro já se colocaram à disposição para compor uma chapa, afirmou.

Governador não quer que empresários o "lancem" para 2026

Com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) inelegível até 2030, o PL e outras siglas alinhadas ao antigo governo buscam por nomes que possam compor uma chapa para disputar as próximas eleições presidenciais.

Segundo a Folha de S.Paulo, o governador de SP vetou empresários de fazerem uma "campanha antecipada" por seu nome. Tarcísio não pretende entrar na mira de Lula (PT) e nem de Bolsonaro —que ainda detém poder político no campo da direita, diz a colunista Mônica Bergamo.