Zanin no STF: UOL transmite ao vivo cerimônia de posse a partir de 16h
O advogado Cristiano Zanin, indicado por Lula ao STF, tome posse em cerimônia marcada para às 16h, em Brasília.
Zanin foi escolhido para assumir a vaga de Ricardo Lewandowski em junho. Na ocasião, Lula disse que seu ex-advogado vai ser um "excepcional ministro".
Indicação do advogado à Suprema Corte já era esperada. Durante a fase de escolha, o presidente buscou alguém de sua confiança e que acompanhasse seus posicionamentos.
Festa após posse tem ingressos a R$ 500
A comemoração será realizada em um salão de festas e terá cerca de 400 convidados, segundo a colunista do UOL Carolina Brígido.
A cerimônia é organizada pela AMB (Associação dos Magistrados Brasileiros), que costuma oferecer a homenagem aos ministros empossados no Supremo. A entidade alugou o espaço e contratou o buffet com jantar, sobremesa e bebidas à vontade.
Quem é Cristiano Zanin
O advogado Cristiano Zanin Martins foi a escolha de Lula para ocupar a vaga no STF do ministro Ricardo Lewandowski. A indicação foi considerada como uma escolha "personalíssima" do petista, defendido pelo criminalista na Lava Jato.
O advogado nasceu em Piracicaba, a 160 km de São Paulo. Com 47 anos, Zanin pode permanecer até 28 anos no Supremo. Os ministros do STF se aposentam compulsoriamente aos 75 anos.
Filho de advogado, Zanin estudou em colégios tradicionais de Piracicaba até deixar a cidade para se formar em direito, na PUC (Pontifícia Universidade Católica), em 1999. Seu primeiro emprego foi no prestigiado escritório Arruda Alvim, onde atuou por cinco anos. Lá conheceu Valeska Teixeira, sua esposa.
Com Valeska e o sogro, Roberto Teixeira, Zanin se tornou sócio da banca que no futuro defenderia Lula na Lava Jato. O primeiro contato do advogado com o petista petista ocorreu por intermédio do sogro.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.