Carolina Brígido

Carolina Brígido

Siga nas redes
Reportagem

Festa para Zanin após posse no STF tem ingresso a R$ 500 para convidados

Depois de tomar posse como ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) em uma cerimônia formal na próxima quinta-feira (3), o advogado Cristiano Zanin será homenageado em uma festa para 400 convidados em Brasília. O evento será realizado em um salão de festas e terá ingresso vendido a R$ 500.

A cerimônia é organizada pela AMB (Associação dos Magistrados Brasileiros), que costuma oferecer a homenagem aos ministros empossados no Supremo. A entidade alugou o espaço e contratou o buffet com jantar, sobremesa e bebidas à vontade. Uma banda de baile da cidade deve animar a festa. A ideia é custear as despesas com o valor dos ingressos.

A pedido de Zanin, o evento terá poucas pessoas, se comparado a outras festas de posse em Brasília. Por isso, os convites estão sendo disputados entre advogados e juízes. Não basta comprar o ingresso, é preciso antes estar na lista de convidados do futuro ministro.

Antes da festa, a cerimônia de posse no STF costuma ser curta e com menos convidados. Comparecem ao tribunal para o evento autoridades dos Três Poderes — o presidente Lula (PT) e os presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP), e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD), são esperados —, além de amigos próximos e a família do novo ministro.

Quem é Cristiano Zanin

29.abr.22 - Lula entre Cristiano Zanin e Valeska Teixeira
29.abr.22 - Lula entre Cristiano Zanin e Valeska Teixeira Imagem: Ricardo Stuckert/Divulgação

O advogado Cristiano Zanin Martins foi a escolha de Lula para ocupar a vaga no STF do ministro Ricardo Lewandowski. A indicação foi considerada como uma escolha "personalíssima" do petista, defendido pelo criminalista na Lava Jato.

O advogado nasceu em Piracicaba, a 160 km de São Paulo. Com 47 anos, Zanin pode permanecer até 28 anos no Supremo. Os ministros do STF se aposentam compulsoriamente aos 75 anos.

Filho de advogado, Zanin estudou em colégios tradicionais de Piracicaba até deixar a cidade para se formar em direito, na PUC (Pontifícia Universidade Católica), em 1999. Seu primeiro emprego foi no prestigiado escritório Arruda Alvim, onde atuou por cinco anos. Lá conheceu Valeska Teixeira, sua esposa.

Continua após a publicidade

Com Valeska e o sogro, Roberto Teixeira, Zanin se tornou sócio da banca que no futuro defenderia Lula na Lava Jato. O primeiro contato do advogado com o petista petista ocorreu por intermédio do sogro.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes