Tales: Renan Calheiros quer coletar assinaturas para criar CPI da Braskem
O colunista do UOL Tales Faria apurou que o senador Renan Calheiros (MDB-AL) está com requerimento pronto para coletar assinaturas e abrir uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para investigar a Braskem.
A empresa está envolvida no processo que envolve a mineração de sal-gema na capital alagoana — que causou afundamento do solo e resultou na desocupação forçada de 17 mil imóveis.
O senador Renan Calheiros já está com requerimento pronto para recolher assinaturas para abrir uma CPI sobre esse caso da Braskem. A indenização é muito menor do que o prejuízo causado.
Ele vai cobrar também da Petrobras, que é acionista majoritária da Braskem, para que a Petrobras pressione a Braskem a aumentar as indenizações. Está sendo discutida a possibilidade de uma instalação da CPI desse caso em Alagoas.
Glauber: Lira é mais 'sofisticado' que Cunha e terá que explicar fazendas
O deputado federal Glauber Braga (PSOL-RJ) comentou no UOL News que o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), é mais "sofisticado" que o ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha e, por isso, não deverá ser cassado igual ele.
O Congresso em Foco revelou, nesta quarta-feira (30), que Lira pagou, entre 2004 e 2006, quase R$ 5 milhões (valor da época, ou cerca de R$ 16 milhões, em valor atual, conforme correção pelo IGP-M) por quatro fazendas em Pernambuco. Essas propriedades não constam da declaração de bens entregue por ele à Justiça eleitoral em 2006.
Ele deve ser cobrado. Cobrado politicamente e responsabilizado a partir do momento que haja comprovação dessas denúncias graves que estão na matéria. Nosso mandato vai solicitar explicações à Corregedoria da Câmara.
Ele [Lira] é mais sofisticado e consegue se sustentar na cadeira de presidente acumulando uma quantidade de poder que seus antecessores não tiveram. Todo poder que se considera absoluto, também tem suas fragilidades. Esse poder de Lira não vai se sustentar para sempre.
O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em três edições: às 8h, às 12h com apresentação de Fabíola Cidral e às 18h com Diego Sarza. O programa é sempre ao vivo.
Quando: de segunda a sexta, às 8h, às 12h e 18h.
Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.
Veja a íntegra do programa:
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.