Esse conteúdo é antigo

Solidariedade vai acionar OAB contra advogado expulso por ataques ao STF

O Solidariedade vai acionar o Conselho de Ética da OAB contra o advogado expulso do partido por atacar ministros do STF durante sustentação oral na Corte.

O que aconteceu

Vice-presidente do partido, Paulinho da Força disse que está em contato com departamento jurídico do Solidariedade para entrar com a representação. "Ele não é um cara qualquer, foi candidato a deputado estadual, e expôs o partido ao ridículo", disse o ex-deputado ao UOL.

O advogado criminalista Hery Kattwinkel disse, durante julgamento ontem sobre os ataques de 8 de janeiro, que o ministro Alexandre de Moraes passa de "julgador a acusador" e teria "rancor contra patriotas". Ele defende Thiago de Assis Mathar, preso pela Polícia Militar durante a invasão no Palácio do Planalto.

É um misto de raiva com rancor contra patriotas. Patriotas que na concepção maior são aqueles que amam seu país. Hery Kattwinkel, advogado de defesa

Em resposta, Kattwinkel ouviu do ministro que sua declaração foi "patética" e "medíocre". O ministro disse que Kattwinkel usou o tempo que deveria ser para a defesa de seu cliente para atacar o tribunal.

É patético, medíocre, que um advogado suba ao tribunal do Supremo Tribunal Federal com um discurso de ódio, com um discurso para postar nas redes sociais, que veio aqui agredir o Supremo Tribunal Federal. Eu digo com tristeza, presidente, que o constituído réu, o réu aguarda que seu advogado venha aqui defender tecnicamente. Venha analisar tipo a tipo. O advogado ignorou a defesa. O advogado não analisou nada, absolutamente nada. Alexandre de Moraes, ministro do STF

Pequeno Príncipe ou Maquiavel?

Ainda no julgamento, o advogado de Thiago também confundiu o personagem do livro "O Pequeno Príncipe", de Antoine de Saint-Exupéry, com a obra "O Príncipe", do filósofo Nicolau Maquiavel.

Já disse o Pequeno Príncipe, os fins justificam os meios e podemos passar por cima de todosHery Kattwinkel, advogado

Continua após a publicidade

O advogado não analisou absolutamente nada, porque o advogado preparou um discursinho para postar nas redes sociais. Hoje os alunos que vieram ver a sessão, tiveram uma aula do que um advogado constituído não deve fazer para prejudicar o seu constituinte e fazer uma média com os patriotas. E só não é mais triste porque confundiu "O Príncipe", de Maquiavel, com "O Pequeno Príncipe".Alexandre de Moraes, ao rebater o advogado Hery Kattwinkel

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.