Esse conteúdo é antigo

Padilha sobre aborto e casamento gay: 'Governo não vai alterar legislação'

O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, disse durante o UOL Entrevista que o governo federal não tomará a frente em questões como o aborto e o casamento entre pessoas do mesmo sexo, temas em pauta no STF e na Câmara dos Deputados.

Padilha acrescentou que, em relação ao aborto, há uma preocupação em termos de saúde pública, mas que se mantém a "defesa da vida":

O governo vai manter a posição que assumiu durante a campanha. [...] A gente sempre busca a defesa da vida, tem uma preocupação disso como um tema de saúde pública, mas que não tem, de maneira nenhuma, iniciativa por parte do Governo para mexer na legislação, alterar a legislação atual.

Em relação à discussão sobre o casamento homoafetivo, Padilha afirmou que o governo tem uma posição favorável à união entre casais homossexuais:

O presidente Lula sempre se posicionou favorável. Nós temos orgulho, inclusive, de ter ministros e ministras que têm a União Homoafetiva, assim como parte de dirigentes do governo. Temos orgulho disso, de ser um governo que cumpre, inclusive, a diversidade no país.

Além disso, Padilha citou que diferenças ideológicas com partidos que passaram a integrar o governo são normais, e precisam ser superadas em um governo de "frente ampla".

Nós temos uma frente ampla, que tem posições diferentes. E nem gosto de chamar de ideológico, porque a ideologia tem em tudo. Mas de algumas pautas, de alguns temas, que são importantes, como os direitos humanos, eu sou defensor de vários deles. Mas que às vezes na frente ampla, você tem posições diferentes dentro do governo.

Às vezes, eu acho que a extrema-direita no país se utilizou de trazer essas pautas da forma contrária para contaminar o debate político. O país precisa de pacificação, de união, de a gente poder tratar dos temas, inclusive desses, sem nos transformar em inimigos, sem transformar nessas atitudes absurdas, sem reforçar a intolerância.

O UOL Entrevista teve apresentação de Carla Araújo, com participação do colunista do UOL Josias de Souza.

Continua após a publicidade

Assista à íntegra do programa:

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.