Deputado da CPI do 8/1 pede acesso à delação de Mauro Cid: 'Cereja do bolo'

O deputado federal Duarte Jr. (PSB-MA) disse hoje ao UOL News que apresentou nesta quinta (21) um requerimento pedindo acesso da CPI do 8/1 à delação premiada de Mauro Cid.

Esse requerimento tem como objetivo trazer a evidência dessas investigações. É muito importante que a gente possa ter acesso nessas semanas finais da CPMI e saber o que de fato aconteceu, poder questionar outros agentes que possam colaborar com essas investigações.

O deputado federal falou a respeito das informações divulgadas hoje de que Mauro Cid teria confirmado um encontro de Jair Bolsonaro com membros das forças armadas para verificar a possibilidade de um golpe de Estado.

Isso comprova o que falamos desde o início: não houve um golpe e a democracia sobreviveu a esse atentado porque não teve o apoio que o Bolsonaro esperava por parte das forças armadas.

Por fim, o deputado também afirmou que o relatório da CPI "está bem encaminhado no sentido de apontar Bolsonaro o autor intelectual para os crimes realizados no dia 8".

Fazendo uma analogia, você tem o bolo, o bolo já está apto a comer, alimentar e matar a fome de quem quiser e precisar, mas essa informações é o recheio, é a cereja do bolo.

Governo espera que Marinha não se solidarize com almirante Garnier, diz Tales

O colunista do UOL Tales Faria afirmou que o governo Lula espera que ex-comandante Almir Garnier não conte com a solidariedade da Marinha caso tenha de responder na Justiça a respeito da delação realizada por Mauro Cid. Cid afirmou à Polícia Federal que Almir Garnier demonstrou disposição para participar de um golpe de Estado.

Continua após a publicidade

Por que não? Porque ele cometeu um ato, entre outros, além do golpismo, um ato que foi considerado muito agressivo contra o comandante que assumiu. Ele não aceitou passar o cargo ao comandante e essa é uma cerimônia muito importante e demonstra que a hierarquia esta sendo seguida.

"Ele criou um constrangimento muito grande no alto comando da Marinha. Isso diminui a possiblidade de que ele venha receber a solidariedade dos demais almirantes se a justiça concluir por alguma punição contra ele", afirmou Tales.

***

O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em três edições: às 8h, às 12h, com apresentação de Fabíola Cidral, e às 18h, com Diego Sarza. O programa é sempre ao vivo.

Quando: de segunda a sexta, às 8h, às 12h e 18h.

Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.

Continua após a publicidade

Veja a íntegra do programa:

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.