Esse conteúdo é antigo

Após cirurgia no quadril, presidente Lula já caminha pelo quarto

Submetido ontem (29) a uma cirurgia no lado direito do quadril, o presidente Lula (PT) já deu os primeiros passos pelo quarto, informa boletim médico.

O que aconteceu?

Primeiros passos. De acordo com o hospital Sírio-Libanês de Brasília, Lula dormiu bem e, hoje pela manhã, iniciou fisioterapia.

[Lula] Passou a noite estável, caminhou pela manhã e realizou sessões de fisioterapia.
Sírio-Libanês, em boletim médico

Equipe médica se anima. O UOL apurou que o fato de o presidente já ter conseguido ficar de pé foi considerado um bom sinal pelos fisioterapeutas. Havia dúvidas se ele conseguiria sustentar o peso do corpo, e ter andado pelo quarto foi considerado positivo para o pós-operatório.

Visita, só da família. Lula tem o direito de ficar acompanhado por um familiar durante as 24 horas do dia. Ontem, a primeira-dama Rosângela Silva, a Janja, esteve com ele. Por enquanto, estão proibidas visitas de pessoas que não sejam parentes de Lula.

Nas redes sociais, Janja comemorou a cirurgia. "Tudo muito bem".

Segundo boletim. Os médicos farão uma avaliação do quadro de Lula no final da tarde deste sábado. Na sequência, haverá a divulgação do segundo boletim do dia, o que deve ocorrer por volta das 19 horas.

Presidente não está em área isolada do hospital. Não houve o fechamento de um andar, mas a equipe preferiu internar Lula em quarto localizado numa posição que não perturbe outros pacientes caso haja muitas visitas.

Continua após a publicidade

Com 77 anos, Lula tem uma artrose no quadril. É quando um desgaste na cartilagem provoca fortes dores em razão do atrito dos ossos em uma região com terminações nervosas.

Os médicos do Sírio-Libanês em Brasília realizaram uma artroplastia. Nesse tipo de operação, uma prótese que imita a articulação do quadril substitui a região afetada.

Um corte de 15 centímetros no lado direito da coxa foi suficiente para remover a cabeça femoral afetada e colocar a prótese no lugar.

A cirurigia demorou pouco mais de uma hora. Começou às 12h e terminou às 13h13.

"A alta vai depender da recuperação nos próximos dias. A previsão é terça, podendo ser antecipada, dependendo da recuperação", disse ontem a infectologista Ana Helena Germoglio, coordenadora-geral da equipe de Saúde da Presidência da República.

A cirurgia no quadril foi realizada por uma equipe chefiada pelo cirurgião-ortopedista Giancarlo Polesello, especialista em quadril, com o acompanhamento do cardiologista Roberto Kalil Filho, médico pessoal de Lula, e a infectologista da Presidência.

Continua após a publicidade

Os médicos aproveitaram a anestesia para realizar outra operação. Um excesso de pele sobre as pálpebras foi retirado em uma blefaroplastia, que começou às 15h e terminou às 16h16.

Lula deve ter alta entre segunda (2) e terça-feira (3). Até lá, a equipe médica que viajou de São Paulo a Brasília ficará na capital federal.

Depois da alta, o presidente vai despachar virtualmente de sua residência oficial, o Palácio da Alvorada. Lula só será liberado para viagens, inclusive internacionais, em novembro.

Deixe seu comentário

Só para assinantes