Lula tem dia de descanso, faz fisioterapia e come normalmente após cirurgia

O presidente Lula (PT) passa bem após a cirurgia no quadril e nas pálpebras e faz fisioterapia no Palácio do Alvorada. Ele ainda não retornou ao trabalho e se alimenta normalmente.

O que aconteceu

O presidente colocou duas próteses na região do quadril para se recuperar de dores em decorrência de uma artrose. Ele deixou o hospital na tarde de ontem (1º), dois dias antes do previsto. Ele sente dores, mas dentro do esperado.

A operação foi realizada sem intercorrências na tarde da última sexta (29), no Hospital Sírio-Libanês, em Brasília. Além do quadril, Lula realizou ainda um procedimento estético na região das pálpebras, o que também requer descanso.

Recuperação no Alvorada

Lula passou bem a primeira noite no Alvorada, de ontem para hoje, já se alimenta normalmente e não teve compromissos oficiais nesta manhã. Segundo a Secom (Secretaria de Comunicação Social), o presidente só descansou e fez exercícios de fisioterapia no quarto.

Não há previsão de visitas médicas ou outras consultas. Como deixou o hospital, o presidente segue apenas sob os cuidados do fisioterapeuta Leandro Dias, que o acompanha desde janeiro.

Está previsto que Lula tenha o auxílio de um andador, muleta ou bengala para andar no começo da recuperação, mas ele ainda não está nessa fase. Devido ao procedimento nos olhos, ele está mais restrito ao quarto.

Não há ainda estimativa para Lula voltar a despachar. A expectativa é que ele trabalhe do Alvorada nas próximas três semanas.

Quadro positivo desde o começo

Os indícios de que o presidente reagiu bem a cirurgia surgiram logo nas primeiras avaliações. A operação foi realizada na sexta e Lula não precisou ser encaminhado para a UTI (Unidade de Terapia Intensiva).

Continua após a publicidade

Na manhã de sábado, ele conseguiu caminhar pelo quarto. O fato animou a equipe de fisioterapeutas porque significou que o presidente era capaz de sustentar o peso do próprio corpo no dia seguinte ao implante de uma prótese no quadril.

O boletim médico da manhã de ontem relatou que ele era capaz de subir e descer escadas.

No tempo em que esteve internado, Lula foi auxiliado pela primeira-dama, Janja da Silva. Como todo paciente, ele tinha direito a estar com um acompanhante 24 horas por dia.

Não houve isolamento de andar ou área durante a internação de Lula. A única precaução foi colocar o presidente em uma área mais afastada para que sua segurança não atrapalhasse a rotina do hospital.

A cirurgia do presidente

O presidente está com 77 anos e apresentava uma artrose no quadril direito. Trata-se de um desgaste na cartilagem que causa fortes dores em razão do atrito de ossos em uma região com terminações nervosas.

Continua após a publicidade

Os médicos fizeram uma operação que consiste em colocar uma prótese que imita a articulação do quadril e substitui a região afetada. O nome da cirurgia é artroplastia

Para conseguir realizar o procedimento, foi feito um corte de 15 centímetros no lado direito da coxa. Na sequência, os cirurgiões removeram a cabeça femoral afetada e colocaram a prótese no lugar.

Os médicos aproveitaram a anestesia para realizar uma segunda operação. Eles retiraram um excesso de pele sobre as pálpebras do presidente.

Imagem
Imagem: Arte/UOL

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.