Morre Tito Costa, prefeito de São Bernardo durante greves históricas do ABC
Morreu na noite deste sábado (28), aos 100 anos, o advogado Tito Costa, ex-prefeito de São Bernardo do Campo (SP). A informação foi divulgada por Tito Costa Filho, um dos filhos do advogado, pelo Instagram.
O que aconteceu?
O ex-prefeito morreu neste sábado (28) aos 100 anos. Segundo um dos filhos, o velório será na cidade de Torrinha, onde o político nasceu, no interior de São Paulo. "Com muita tristeza, comunico o falecimento do meu pai Antonio Tito Costa nesta data. O velório será na cidade de Torrinha", escreveu Tito Costa Filho pelo Instagram.
Antonio Tito Costa era prefeito de São Bernardo do Campo (1977-1983) pelo MDB quando aconteceram as grandes greves dos metalúrgicos nos anos 1970 e surgiu a figura de Lula como o principal líder do movimento.
Como chefe do Executivo da cidade, liberou o uso do estádio municipal de Vila Euclides para a assembleia que reuniu cerca de 100 mil metalúrgicos em 1980.
Formado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) na década de 1940, foi deputado federal constituinte pelo PMDB, após assumir a primeira suplência do partido em março de 1987.
Na rede social X (antigo Twitter), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lamentou o ocorrido:
Tito Costa foi político, prefeito de São Bernardo do Campo, meu colega constituinte e um grande advogado e jurista. Atuou de forma democrática durante as greves do ABC nos anos 1970, em tempos difíceis e de muita pressão contra a organização dos trabalhadores. Convivemos e dialogamos muito naquela época e nas décadas seguintes na nossa São Bernardo do Campo. Meus sentimentos aos seus filhos, netos e amigos.
A OAB-SP (Ordem dos Advogados do Brasil de São Paulo) também divulgou uma nota.
Na OAB SP, Tito Costa teve uma atuação ímpar, pautada na defesa da democracia e da advocacia. Foi vice-presidente da Ordem paulista no triênio 1995-1997, vice-presidente da Comissão de Direito Político Eleitoral em 2007 e membro consultor da Comissão Especial de Direito Eleitoral no triênio 2019-2021. Ele também se destacou como um dos fundadores da Academia Paulista de Direito.
OAB-SP, em nota
O atual prefeito de São Bernardo, Orlando Morando (PSDB), decretou luto oficial de três dias na cidade em razão da morte de Tito Costa.
Registro aqui a minha tristeza e ao mesmo tempo o reconhecimento deste homem público de tamanha importância, que não apenas serviu como prefeito a cidade de São Bernardo, mas colaborou muito para a democracia do nosso País.
Orlando Morando, atual prefeito de São Bernardo do Campo, em nota
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.