Dino ironiza portuguesa após caso de xenofobia: 'Devolvam o ouro'
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, comentou hoje um vídeo que mostra o momento em que uma portuguesa ofende uma brasileira em um aeroporto de Portugal.
O que aconteceu
Dino criticava a ideia de que a liberdade de expressão "autoriza" pessoas a "xingar" ou "ameaçar" outros. O ministro deu uma aula magna para os participantes dos cursos do Bolsa-Formação, do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci 2).
O ministro ironizou a fala da portuguesa, que disse que brasileiros estão "invadindo" Portugal: "Temos direito por reciprocidade", afirmou Dino.
Ela diz assim no vídeo: 'Vocês estão invadindo Portugal'. Bom, se for isso, nós temos direito por reciprocidade, porque em 1500 eles invadiram o Brasil. Concordo até que repatriem os imigrantes que lá estão, devolvendo junto o ouro de Ouro Preto, e aí fica tudo certo, a gente fica quite.
Flávio Dino, ministro da Justiça
Casos de xenofobia repercutiram nas redes
No vídeo a qual Dino se refere, uma brasileira foi ofendida por uma portuguesa no Aeroporto do Porto enquanto aguardava um voo para Barcelona, na Espanha.
A confusão teria começado quando a mala de uma amiga da portuguesa caiu no pé da brasileira, que teria dito "aí, doeu". A portuguesa do vídeo teria respondido: "Doeu? É problema seu" e continuou ofendendo a vítima, declarando que a brasileira "não era bem-vinda em Portugal".
Sua porca. Vá para a sua terra, sua porca. Eu sou portuguesa de raça. Você que é brasileira, que vá para a sua terra. Estão invadindo Portugal, essa raça de filha da put*.
Mulher portuguesa em vídeo
O UOL mostrou que o caso da brasileira não é isolado. Entre 2017 e 2021, as denúncias de xenofobia contra brasileiros em Portugal cresceram 505%, segundo balanço da Comissão para a Igualdade e contra a Discriminação Racial do país.
Casos de crianças brasileiras ofendidas por colegas e professores em escolas portuguesas também foram contados ao UOL.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.