Deputados do PL pedem abertura de CPI do Apagão na Câmara
Deputados do PL protocolaram um pedido para criar uma CPI do Apagão para investigar a falta de energia em São Paulo e no Rio causada por temporais.
O que aconteceu
Parlamentares querem apurar a responsabilidade da Enel e da Light nos episódios. "A CPI pretende averiguar se não há desvio de recursos que deveriam ser empregados para melhorar a qualidade dos serviços prestados", escreveram os deputados Antônio Carlos Rodrigues (PL-SP), Altineu Côrtes (PL-RJ) e Carlos Jordy (PL-RJ).
Previsão é que a comissão tenha 32 membros e os trabalhos durem 120 dias, prorrogáveis por mais 60. Para que a comissão seja aberta, os deputados precisam da assinatura de 171 parlamentares, o que corresponde a um terço da Câmara.
Ao UOL, a Light informou que está à disposição das autoridades. A reportagem também entrou em contato com a Enel. Em caso de manifestação, esse texto será atualizado.
Falta de energia atingiu São Paulo e Rio
Na capital paulista, 2,1 milhões ficaram sem luz no início deste mês. O desabastecimento foi causado por um temporal que atingiu a cidade no dia 3 de novembro. Sete pessoas também morreram pelas chuvas em todo o estado.
Temporal derrubou árvores e teve ventos de mais de 100 km/h. As rajadas de vento superiores a 100 km/h durante o temporal foram as maiores já registradas pelo CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências) da Prefeitura de São Paulo desde 1995, quando os dados começaram a ser computados.
Cidades do Rio também tiveram falta de energia. O estado do Rio de Janeiro foi atingido por temporal e ventos fortes no último sábado (18), e moradores de diversos municípios ficaram sem energia.
Entre os municípios afetados estiveram Niterói, Maricá, São Gonçalo, Itaboraí, Petrópolis e Macaé, além de municípios da região dos Lagos.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.