Conteúdo publicado há 1 mês
OpiniãoPolítica

Josias: Prisão preventiva de Bolsonaro seria erro estratégico

Pedir a prisão preventiva de Jair Bolsonaro neste momento seria uma medida desnecessária e um erro estratégico, afirmou o colunista Josias de Souza no UOL News desta segunda (18).

Do ponto de vista técnico, a prisão seria possível. O Código de Processo Penal tem um artigo que permitiria essa prisão. Mas do ponto de vista prático é desnecessária, a menos que Bolsonaro surte e coloque o pé fora do seu quadrado, atrapalhando as investigações. Aí ele fornece material para que a prisão preventiva seja decretada.

Fora disso, perambular pelo país, fazer comício, lançar pré-candidatos e atuar como cabo eleitoral não justificaria uma prisão preventiva. Seria um erro estratégico se isso ocorresse. Bolsonaro administra medos: o seu próprio e o receio do Supremo de dar matéria-prima para que o bolsonarismo incite o cenário. Josias de Souza, colunista do UOL

Na visão de Josias, o roteiro seguido por Bolsonaro se assemelha ao de um filme repetido, já que Lula passou por processo semelhante antes de ser preso, sem que as ameaças de uma revolta popular se concretizassem.

Esse jogo de manipular medos é antigo. Isso aconteceu com o Lula. O PT não gosta que se façam comparações, mas hoje Bolsonaro está em uma situação muito semelhante à que Lula estava lá atrás, quando estava sob a investigação da Lava Jato. Antes de ser preso, Lula também fazia esse jogo com o receio de que a rua fosse incendiada.

Esse jogo de líder popular que coloca a rua contra o Judiciário não é novo e não funcionou. Bolsonaro faz o mesmo jogo e não vai funcionar. Quando for decretada a prisão, ele será preso e o brasileiro continuará sacudindo no ônibus quando for ao trabalho, vendo suas novelas e pagando suas prestações. O mundo continuará e o Brasil será submetido ao desafio de conviver com um Bolsonaro preso e o bolsonarismo solto. Não será fácil. Josias de Souza, colunista do UOL

O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em duas edições: às 10h com apresentação de Fabíola Cidral e às 17h com Diego Sarza. O programa é sempre ao vivo.

Quando: De segunda a sexta, às 10h e 17h.

Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.

Continua após a publicidade

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Deixe seu comentário

Só para assinantes