Conteúdo publicado há 8 meses

Ex-deputada é presa no RJ acusada de corrupção e lavagem de dinheiro

A ex-deputada federal Almerinda Filgueiras de Carvalho foi presa pela Polícia Federal na manhã desta segunda-feira (1º), em São João de Meriti (RJ), acusada de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

O que aconteceu

Almerinda estava "foragida", segundo a PF. A ex-deputada, de 72 anos, ocupava o cargo de secretária municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e Igualdade Racial na prefeitura da cidade onde foi presa.

O mandado de prisão foi expedido pela 7° Vara da Seção da Justiça Federal, em Mato Grosso, no último dia 25. Almerinda ocupou o cargo de deputada federal entre 1999 e 2007.

A prisão é decorrente das investigações da Operação Sanguessuga, deflagrada pela PF em 2006. Segundo a PF, a ação desarticulou um grupo criminoso formado por parlamentares e empresários, que fraudava licitações para aquisição de ambulâncias em prefeituras de, ao menos, 20 estados.

Almerinda pode cumprir pena de nove anos de prisão. Ela será encaminhada a uma unidade prisional, onde ficará à disposição da Justiça.

O UOL tenta contato com a prefeitura de São João de Meriti e com a secretária. Caso haja resposta, o texto será atualizado.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.