Expulsa do PSL: quem é Valéria Bolsonaro, nomeada por Tarcísio em SP

A deputada estadual Valéria Bolsonaro (PL) foi nomeada para assumir a secretaria de Políticas Para Mulheres do estado de São Paulo pelo governador Tarcísio Freitas (Republicano).

Quem é Valéria?

Valéria é casada com um primo de segundo grau de Jair Bolsonaro. Ela ganhou o sobrenome da família após a união e tem proximidade moderada com o ex-presidente.

Já atuou anteriormente com Tarcísio. Ela integrou a equipe de transição da gestão em 2022, na área de educação.

Antes de entrar na política, era professora de ciências na rede municipal de Campinas (SP). Ela foi localizada pelo PSC da cidade no Facebook pelo sobrenome e convidada para concorrer a uma vaga de vereadora da cidade em 2016, segundo a Folha de S.Paulo. No entanto, ela não foi eleita.

Venceu as eleições em 2018 como deputada estadual. Na ocasião, ela era filiada ao PSL (Partido Social Liberal). Ela só se filiou ao PL (Partido Liberal) em 2022.

Tem valores conservadores. Na Assembleia Legislativa de São Paulo, ela apresentou ou foi coautora de projetos de lei como o que proíbe o que chama de "ideologia de gênero" nas escolas públicas e privadas, a proibição da exigência de apresentação do cartão de vacinação contra a covid-19 no Estado. Além disso, se posiciona contra o aborto nas redes sociais.

Foi expulsa do PSL (Partido Social Liberal). Em 2020, Valéria alegou que a expulsaram por apoiar o então presidente Jair Bolsonaro, mas o partido negou que esse fosse o motivo e justificou a desfiliação por "infidelidade partidária".

Sou mulher, apoio o presidente e nunca tive medo de enfrentar absolutamente nada. Saio honrada e de cabeça erguida.
Valéria Bolsonaro no X (antigo Twitter)

Continua após a publicidade

Valéria assume o posto que era ocupado por Sonaira Fernandes (PL). A ex-secretária agora reassume o mandato de vereadora na Câmara Municipal de São Paulo.

*Com informações da Agência Estado

Deixe seu comentário

Só para assinantes