Gilmar questiona xingamentos e defende ação do STF: 'Impediu o golpe'
O ministro Gilmar Mendes saiu em defesa do STF e disse que "suscita indagação" o fato de a Corte, que impediu um golpe de Estado, ser o primeiro órgão a sofrer críticas. As declarações foram feitas em entrevista ao UOL News nesta segunda-feira (15).
Certamente muita gente que hoje nos xinga foi salva diante da ação do STF. Sou absolutamente certo disso. Qual é a razão para essa antipatia em relação a uma Corte que impediu o golpe? Certamente por inconsciência ou porque alguns estavam desejosos do golpe.
Gilmar Mendes, ministro do STF
Uso e abuso da GLO
Gilmar Mendes também defendeu moderar o uso da GLO (Garantia da Lei e da Ordem) e diminuir a politização das polícias e dos militares em geral.
A propósito, eu acho oportuno que o Brasil rediscuta as competências da Justiça Militar. Por falhas do poder civil, tivemos graves problemas de segurança pública e passamos a usar as GLOs.
Essa ideia do poder moderador ganhou muita consistência com o uso e abuso das GLOs, e muitas vezes o Congresso justificou isso. Temos que fazer uma autocrítica e moderar o uso da GLO, diminuir a politização da polícia e dos militares em geral. Quem quer ir para a atividade política deve deixar a função e fazer uma quarentena.
Gilmar Mendes, ministro do STF
Poderes "ditatoriais" do STF
O ministro ainda definiu como "lenda urbana" os supostos poderes ditatoriais de Alexandre de Moraes ou do STF, como indicou Elon Musk. O empresário chamou Moraes de "ditador brutal" no X, antigo Twitter.
É uma lenda urbana essa ideia que vem sendo repetida aqui e agora a iuris, a ideia de que o ministro Alexandre de Moraes ou o STF acumulam poderes ditatoriais. Isso não faz o menor sentido. Mesmo aqueles que se queixam das especificidades do Inquérito das Fake News têm que reconhecer que, se não fosse esse inquérito, provavelmente teríamos o sistema descarrilhado.
Não acho relevante ficar debatendo com pessoas ou mesmo personalidades estrangeiras a propósito de assuntos que são nossos, e em uma área em que eles não têm como nos dar lições. Sou um estudioso de direito comparado, procuro sempre estar atualizado em relação a isso.
Gilmar Mendes, ministro do STF
O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em duas edições: às 10h com apresentação de Fabíola Cidral e às 17h com Diego Sarza. O programa é sempre ao vivo.
Quando: De segunda a sexta, às 10h e 17h.
Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.