Lula lamenta morte de Maria da Conceição: 'Das maiores da nossa história'

Pioneira no pensamento desenvolvimentista no Brasil, a professora Maria da Conceição Tavares teve sua morte lamentada pelo presidente Lula. Ela morreu neste sábado aos 94 anos.

O que aconteceu

O presidente homenageou Maria da Conceição no X. Lula resumiu a história da professora como "uma das maiores da nossa história". Ela nasceu em Portugal e mudou para o Brasil para escapar da ditadura salazarista - acabou enfrentando a ditadura militar brasileira.

Lula ressaltou a relação que Maria da Conceição criou com o país. "Adotou o Brasil e nosso povo com o seu coração e paixão pelo debate público e pelas causas populares."

O presidente destacou que a acadêmica defendia o desenvolvimento econômica com justiça social. Lula lembrou que foi com esta convicção que Maria da Conceição ocupou cargos no BNDES e na Cepal (Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe).

A postagem do presidente classificou Maria da Conceição como referência. Ele citou que as aulas dela são consultadas por jovens até hoje pro causa da fala franca e direta.

Por último, Lula se solidarizou com a família. "Nesse momento de despedida, meus sentimentos aos familiares, em especial aos filhos".

A professora foi eleita deputada federal pelo PT-RJ na legislatura 1995-1999. Na Câmara, foi crítica feroz da política econômica implantada pelo governo Fernando Henrique Cardoso. Ele instituiu o Plano Real, política econômica que Maria da Conceição se opôs.

Maria da Conceição era filha de uma anarquista e um pai que dava abrigo a refugiados da Guerra Civil Espanhola. No Brasil, a professora formou várias lideranças e em 2010 viu o segundo turno das eleições presidenciais ser disputado por dois ex-alunos. José Serra (PSDB) e Dilma Rousseff (PT).

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.