Cris Fibe: PEC contra aborto legal não protege a vida e é assassina
Apesar dos defensores da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) contra o aborto afirmaram que a proposta protege a vida, ela irá provocar mais mortes, afirmou a colunista Cris Fibe ao UOL News desta quarta (27).
A PEC foi aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) hoje e, na prática, proíbe o aborto no Brasil, mesmo em situações previstas pela lei, como estupro.
Aqui no Brasil, a gente tem o direito legal [do aborto] previsto pela Constituição em caso de anencefalia do feto, ou de risco de vida da mãe e do bebê, ou em casos de estupro. Com essa PEC sendo aprovada — e eu acho que a gente tá falando aqui de um risco real, embora espere que isso não aconteça —, a gente tá falando de uma PEC que vai aumentar o número de mortes. Então, a gente não está falando de uma PEC de proteção à vida. Isso é mentira.
Quando usam essa expressão para aprovar essa PEC, 'estamos falando aqui do direito à vida, à concepção da vida desde o feto', isso é mentira, porque eles estão tentando criar mais um obstáculo para que mulheres que têm o direito legal ao aborto como proteção à sua vida, percam esse direito e morram. Morram nos hospitais, morram em locais clandestinos, onde elas vão buscar o aborto ilegal. Isso já acontece no Brasil hoje.
Se ela tiver o direito a buscar o aborto de maneira segura, com acesso à saúde, isso protege as vidas.
Então, essa PEC, que é tida como uma PEC de proteção à vida desde a concepção, na verdade é uma PEC assassina, que vai causar mortes, aumentar o número de mortes, aumentar o número de abortos ilegais.
Cris Fibe, colunista do UOL
Fibe destaca que, desde o governo Bolsonaro, meninas e mulheres têm enfrentado mais obstáculos para conseguir acesso ao aborto.
Então, vamos imaginar que uma menina de 10, 11, 12 anos é estuprada pelo seu pai ou pelo seu padrasto ou pelo seu avô dentro de casa, engravida, e ela fica impedida por lei de tirar esse feto que coloca a sua própria vida em risco e é fruto de um estupro.
A gente já vem, desde a era Bolsonaro, vendo que as meninas e mulheres têm os seus direitos legais ao aborto mais dificultados. E meninas estão correndo risco de vida sério por causa disso. Então, [a PEC] é mais um passo nessa direção.
Cris Fibe, colunista do UOL
Sakamoto: PEC contra aborto é cortina de fumaça sobre Bolsonaro e golpe
A aprovação da PEC que proíbe aborto legal pela CCJ é uma cortina de fumaça para proteger o golpismo de Bolsonaro, analisou o colunista Leonardo Sakamoto mais cedo ao UOL News.
É claro que tem um componente do timing disso. Tem também o timing da investigação do indiciamento dos golpistas, que está tomando o noticiário brasileiro. Então, a Câmara - olha que loucura - tenta proibir aborto em crianças estupradas como cortina de fumaça para o golpismo do Bolsonaro.
Leonardo Sakamoto, colunista do UOL
Sakamoto destaca que meses atrás a discussão sobre aborto legal havia voltado depois que outra PEC tentava prever pena de homicídio para pessoas que fizessem aborto.
Vamos lembrar que a questão do estupro de crianças é uma questão que pegou muito forte meses atrás num projeto de lei bizarro que tava circulando no país. E aí o pessoal foi pra cima. Pessoas religiosas, sem religião, conservadoras, progressista, falaram: "Pera lá, tem limite para tudo nessa vida, né? Vamos parar com isso, porque isso é um absurdo completo".
Então, isso vai voltar. Se aprovar isso, crianças que ficarem grávidas após estupro que não tenham capacidade de levar adiante a gestação, serão proibidas de abortar. Tudo isso pra quê? Cortinão de fumaça sobre o indiciamento por golpismo de Jair Bolsonaro.
Leonardo Sakamoto, colunista do UOL
Assista ao comentário na íntegra:
O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em duas edições: às 10h com apresentação de Fabíola Cidral e às 17h com Diego Sarza. O programa é sempre ao vivo.
Quando: De segunda a sexta, às 10h e 17h. Aos sábados às 11h e 17h, e aos domingos às 17h.
Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL. O Canal UOL também está disponível na Vivo TV (canal nº 613), Sky (canal nº 88), Oi TV (canal nº 140), TVRO Embratel (canal nº 546), Zapping (canal nº 64) e no UOL Play.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.