Lula pesca pacu de 4,5 kg: quais são os luxos da Granja do Torto?

Granja do Torto, situada próximo à capital Brasília, é uma das residências oficiais da Presidência da República. No último final de semana, o presidente Lula esteve pescando no local e mostrou que fisgou um pacu de 4,5 kg.

O que aconteceu

Pescaria e alegria. No último sábado, 13, a primeira-dama Janja compartilhou em sua rede social um momento de lazer do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. No vídeo, Lula aparece pescando na Granja do Torto, residência de campo da presidência, e comemora seu desempenho.

Presidente explicou que, geralmente, não consome os peixes que pesca. "A minha isca não machuca o peixe porque ela não tem garra. Eu costumo pegar o peixe e soltar. Agora, como esse é um pacu de 4,5 kg, eu não posso soltar. Isso aqui eu tenho que levar pra casa, limpar, preparar, assar ele e depois comer", declarou Lula.

A Granja do Torto

Residência de campo. Segundo informações oficiais do governo, a Granja do Torto é uma das residências da Presidência da República. Situada nos arredores do Plano Piloto (desenho da área urbana de Brasília), o local tem 37 hectares e características de casa de campo. O nome da granja se deu por conta de sua localização, na Fazenda do Riacho Torto, a 10 km do centro de Brasília.

Granja do Torto, casa de campo oficial da Presidência da República
Granja do Torto, casa de campo oficial da Presidência da República Imagem: Reprodução/Gov.br/Planalto

Íris Meinberg foi o primeiro morador da Granja do Torto. Meinberg era um dos diretores da Novacap (Companhia Urbanizadora da Nova Capital), empresa responsável pelo planejamento e construção de Brasília. Cada diretor da Novacap morava em um sítio, com o objetivo de abastecer a capital do país. No caso de Meinberg, seu sítio fornecia galinhas e ovos sendo, então, uma granja.

Instalações amplas e luxuosas para momentos de lazer. A Granja do Torto conta com lago e córrego artificiais, piscina, campo de futebol, quadra poliesportiva, churrasqueira, heliponto e uma área de mata nativa.

Entre os animais do local, ficaram famosas as emas. Elas servem para controlar a presença de animais mais perigosos, como cobras e escorpiões, mas a morte de alguns espécimes no começo de 2023 gerou acusações de falta de cuidados no governo Bolsonaro, encerrado em dezembro de 2022.

Continua após a publicidade
Piscina da Granja do Torto
Piscina da Granja do Torto Imagem: Reprodução/Gov.br/Planalto

Demais moradores ao longo da história. O general João Figueiredo, que presidiu o Brasil entre 1979 e 1985, utilizou as instalações da casa de campo para criar cavalos. Em 2020, passou a ser habitada pelo então Ministro da Economia, Paulo Guedes, a convite do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Palco para compromissos do governo. Além de momentos de lazer, como confraternizações de final de ano, o presidente Lula utiliza a Granja do Torto para encontros de sua agenda.

Um desses encontros aconteceu em abril deste ano, com a recepção de representantes de sindicatos e movimentos sociais. No início de 2024, o presidente recebeu produtores de frutas para um churrasco no local, em reunião para ouvir demandas dos produtores rurais. Representantes de setores como pecuária, cafeicultura e algodão também já tiveram encontros oficiais com o presidente na Granja do Torto.

Vista aérea da Granja do Torto
Vista aérea da Granja do Torto Imagem: Reprodução/Gov.br/Planalto

Palácios e residências. Além da Granja do Torto, a Presidência tem à disposição outros imóveis oficiais: o Palácio da Alvorada, residência do presidente; o Palácio do Jaburu, residência do vice-presidente; e o Palácio do Planalto, sede do Poder Executivo Federal cujas instalações são abertas à visitação.

Deixe seu comentário

Só para assinantes