Bolsonaristas cobram que Lula não reconheça anúncio de vitória de Maduro
Aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) estão cobrando o presidente Lula (PT) para que ele não reconheça o anúncio da vitória de Nicolás Maduro na disputa presidencial da Venezuela.
O que aconteceu
Senador disse que, se Lula aceitar resultado, repetirá "padrão PT". O comentário foi feito por Rogério Marinho (PL-RN), que foi ministro do Desenvolvimento Regional no governo de Bolsonaro.
Escárnio e desrespeito contra o povo, escancara mais uma vez ditadura socialista q oprime Venezuela.roteiro já conhecido:Amorim está na Venezuela,e atestará que amigo de Lula é democrata,tudo está https://t.co/baU5XhYGlD Brasil aceitar esse estupro,repetirá Padrão PT.Aguardemos. pic.twitter.com/L0MpOGc5KO
-- Rogério Marinho (@rogeriosmarinho) July 29, 2024
Ciro Nogueira cobrou Lula a "condenar severamente" a eleição. Ex-ministro da Casa Civil de Bolsonaro, o senador e presidente do PP disse que "não dá" para defender a democracia e os eventos da Venezuela ao mesmo tempo.
Você pode dizer que defende a democracia ou você pode aceitar o que acontece na ditadura da Venezuela. As duas coisas não dá.
-- Ciro Nogueira (@ciro_nogueira) July 29, 2024
Se o presidente Lula não condenar severamente as ações de Maduro, fica comprovado de uma vez por todas que democracia, para o PT, só é pauta para?
Ex-ministro da Saúde de Bolsonaro acusou Lula de ser "cúmplice" de Maduro. Marcelo Queiroga fez uma publicação no X em forma de questionamento para pressionar o atual presidente.
O que esperar do regime podre de Maduro? Será que seu cúmplice do Brasil ainda vai dizer que há excesso de democracia na Venezuela? pic.twitter.com/IL1zdQaNPz
-- Marcelo Queiroga (@mqueiroga2) July 29, 2024
Ex-ministra questionou se o Brasil estenderia "tapete vermelho" a Maduro. Também no X, a senadora Tereza Cristina (PP-MS) disse que o anúncio da reeleição do ditador venezuelano para mais seis anos de mandato é "inverossímil". Ela foi ministra da Agricultura de Bolsonaro.
Resultado inverossímil, não reconhecido por líderes internacionais, na Venezuela! Estamos vendo um replay de teatros anteriores: zero transparência, sem boletins eleitorais, sem fiscais da oposição e com total discrepância entre a boca de urna, que dava 63% para a oposição, e o? https://t.co/cYaRl1C0ZG
-- Tereza Cristina (@TerezaCrisMS) July 29, 2024
Veja outras manifestações
As eleições na Venezuela são uma FARSA desde o princípio. Trata-se de um pleito controlado inteiramente pela ditadura de Maduro, que vetou opositores como candidatos, determinou quem poderia ou não votar, colocou suas milícias para assustar os eleitores de regiões? pic.twitter.com/7f5RbD83jb
-- Carla Zambelli (@Zambelli2210) July 29, 2024
Nenhum país que seja minimamente sério, vai reconhecer essa fraude gritante na Venezuela. Não podemos esperar que @LulaOficial condene essa farsa, ele é uma espécie de irmão siamês do Ditador Maduro!
-- Gil Diniz (@carteiroreaca) July 29, 2024
E o Conselho Nacional Eleitoral da Venezuela proclama, como eleito, Nicolás Maduro. Celso Amorim que lá está e Lula vão endossar esse faz de conta de democracia?
-- Rosangela Moro (@rosangelamorosp) July 29, 2024
Países que reconheceram vitória de Maduro: China, Irã, Rússia, Honduras, Cuba, Bolívia, Nicarágua. E o Brasil de Lula, vai entrar para essa lista?
-- Luiz Philippe de Orleans e Bragança (@lpbragancabr) July 29, 2024
Gabriel Boric, presidente de esquerda do Chile, e Javier Milei, presidente de direita da Argentina, já disseram que não irão reconhecer o resultado das eleições de Nicolas Maduro.
-- Kim Kataguiri (@KimKataguiri) July 29, 2024
Já o Brasil segue em silêncio. Será que Lula terá a coragem de fazer o mesmo? Ou será que ele irá? pic.twitter.com/NQdlsGkNba
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.