MST comemora anúncio de vitória de Maduro e sofre críticas nos comentários

O MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) comemorou o anúncio de que Nicolás Maduro foi reeleito presidente da Venezuela.

O que aconteceu

O MST celebrou, em suas redes sociais, o anúncio da reeleição do ditador Maduro, na madrugada desta segunda-feira (29). Foram publicadas duas notas de comemoração ao resultado eleitoral: uma delas é assinada apenas pelo MST e outra por um conjunto de 12 movimentos, inclusive a juventude do PT. O post tinha mais de 27 mil curtidas às 10h30 de hoje.

Na nota conjunta, os movimentos declaram que "a democracia venceu". O comunicado afirma que Maduro foi eleito "em meio a uma campanha fascista promovida pela extrema direita venezuelana e internacional, que mesmo antes da votação e dos resultados já bradavam fraude". Segundo os movimentos, "a soberania do povo venezuelano e o seu direito ao voto prevaleceram".

Eleitores que se dizem de esquerda, no Brasil, criticaram a postura. Nas publicações do MST que parabenizam Maduro, pessoas que se dizem apoiadores do presidente Lula (PT) falaram em "vergonha" e afirmaram que a Venezuela é uma ditadura. "Democracia? O cara criticou até o sistema eleitoral brasileiro e passam pano para ele. Triste realidade. Ditadura não é bem-vinda em lugar algum", escreveu um usuário no Instagram (veja mais comentários abaixo).

O MST e os movimentos parceiros afirmam que "a transparência e o rigor marcaram a jornada eleitoral" na Venezuela. A nota diz que o processo de votação no país vizinho contou com "diversas auditorias e mais de 900 observadores", de mais de 100 países. Durante a campanha, o governo venezuelano retirou o convite para que alguns observadores acompanhassem o processo, caso da União Europeia e de nomes como Alberto Fernández, ex-presidente da Argentina.

Assim como o povo venezuelano, desejamos que a Venezuela continue seu caminho de ascensão econômica e paz. Repudiamos qualquer tentativa de intervenção estrangeira e desestabilização interna por meio de violência, notícias falsas e manipulação. Respeitamos e defendemos a democracia, a verdade e o povo soberano venezuelano
Nota assinada pelo MST, a juventude do PT e outros 10 movimentos

Reações ao post do MST

Muitos comentários discordam do post que celebra a vitória de Maduro. Veja o que escreveram pessoas que se dizem de esquerda e eleitores de Lula:

Votei no Lula com muito orgulho, mas gostar de ditador só porque ele é de esquerda... que decepção. Bolsonarismo às avessas.

Continua após a publicidade

Sinto o MST apoiar Maduro. Sou de esquerda, mas sou democrata. Nenhuma ditadura é aceitável. Nem ditadura de esquerda e nem de direita.

Aí não MST. Vamos ser coerente. Aquele povo está sofrendo por causa desse ditador.

É triste ver o MST, que sempre lutou por democracia, apoiar uma ditadura.

Vcs se equivocam brutalmente nesse ponto! Espero que mais comentários de pessoas de esquerda tbm discordem pra apontar o quão absurdo é esse posicionamento e essas palavras!

Tá brincando né! Esse tipo de atitude que queima a esquerda.

Nossa que triste, sou de esquerda mas não reconhecer a toxidade desse político é triste demais! Se a Venezuela estivesse bem até concordaria, mas olhem a situação do país!

Continua após a publicidade

Deixe seu comentário

Só para assinantes