OpiniãoPolítica

'Trump pode ter apoio imigrante por muro com México', diz especialista

Donald Trump foi eleito presidente dos Estados Unidos, após uma campanha na qual atacou com veemência o vizinho México. Ainda assim, ele deve ter o apoio dos imigrantes para terminar a construção do muro de fronteira entre os dois países, afirmou a professora Priscila Caneparo, em entrevista ao UOL News desta quarta-feira (6).

Eles [imigrantes] apoiam essa construção do muro. Em um primeiro momento pode ser chocante, mas no segundo momento, se a gente aprofundar a análise dentro dessa comunidade imigrante dos Estados Unidos, eles se veem pertencentes aos Estados Unidos, se veem como estadunidenses hoje.

Então, eles entendem que a construção do muro é benéfica, não apenas para barrar mexicanos, é importante destacar, mas sim para barrar aquelas nacionalidades latinas, principalmente quem vem de Nicarágua, Honduras, El Salvador, que estão em uma constante crise. E dentro disso são os migrantes que vão retroalimentar a construção, a necessidade de barrar a entrada de mais migrantes, porque eles veem que esses migrantes podem colocar em risco a boa vida, os empregos, a qualidade de vida que hoje eles têm nos Estados Unidos.
Priscila Caneparo, professora e doutora em Direito Internacional

A construção do muro fronteiriço foi paralisada após o Congresso dos Estados Unidos não liberar a quantia bilionária para o término das obras.

O Senado não vai ser tão participativo nessa liberação de recursos. Se porventura ele tiver a maioria republicana, porque hoje ela vai estar atrelada a esse parlamento, vai ser uma maioria trumpista, e não apenas republicana, ele pode, sim, ter a sua implementação da agenda a partir da liberação dos valores que ele precisa para a construção do muro.

Acho que a gente tem que pensar que quando o Trump fala em deportação em massa, ele está falando basicamente em algo que se chama crime internacional. Existe sim uma liberalidade para os estados fazerem uma deportação para fazer regras migratórias, mas cada caso deve ser analisado individualmente.
Priscila Caneparo

Assista na íntegra ao UOL News 2ª edição

O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em duas edições: às 10h com apresentação de Fabíola Cidral e às 17h com Diego Sarza. O programa é sempre ao vivo.

Continua após a publicidade

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.