Topo

OPINIÃO

Josias: Governo se mostra incomodado com ineficiência da inteligência da PF

Colaboração para o UOL

15/11/2024 12h06

O governo Lula está incomodado com a falha no sistema de inteligência da Polícia Federal, que não identificou a movimentação do autor das explosões ocorridas na praça dos Três Poderes na quarta (13), revelou o colunista Josias de Souza no UOL News nesta sexta (15).

Em conversa com um dos auxiliares do presidente, Josias apurou que a tranquilidade exibida por Francisco Wanderley Luiz tanto em postagens ameaçadoras nas redes sociais como ao transitar por Brasília intrigou o Planalto, já que o homem-bomba havia dado indícios evidentes do que estava planejando fazer.

É perturbadora a calma com que esse personagem transitou pelas redes sociais e pelas ruas de Brasília sem ser notado. Falei nesta manhã com alguém que assessora o presidente Lula no Planalto e há ali um estilhaço dessa explosão na frente do Supremo Tribunal Federal.

Esse auxiliar do Lula estava incomodado com o fato de o personagem ter transitado por tanto tempo nas redes sociais sem que a inteligência da polícia e dos órgãos do governo tenham conseguido captá-lo e chegado até ele antes das explosões.

A PF está trabalhando pesado neste feriado e fazendo a perícia no celular do homem-bomba. Já se verificou que ele trocava, difundia, repostava e produzia mensagens tóxicas nas redes sociais.

Neste momento, é um incômodo para o governo verificar que a inteligência da PF e de outros órgãos do governo e o próprio GSI [Gabinete de Segurança Institucional] não tenham detectado esse personagem. Josias de Souza, colunista do UOL

Josias traçou um paralelo entre o caso do homem-bomba e os atos golpistas de 8 de janeiro de 2023: o sistema de inteligência do governo foi incapaz de detectar a gestação de ambos os eventos.

Lá atrás, no 8 de janeiro, uma das grandes tensões da crise era o fato de que se programou uma 'festa da Selma' com 'horário para comer o bolo', que foi a invasão da sede dos Três Poderes e a inteligência do governo dormiu no ponto. O general Gonçalves Dias, então chefe do GSI do Lula, perdeu o cargo por conta disso.

Estamos voltando a viver esse incômodo com a ineficiência do sistema de inteligência do governo. Josias de Souza, colunista do UOL

O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em duas edições: às 10h com apresentação de Fabíola Cidral e às 17h com Diego Sarza. O programa é sempre ao vivo.

Quando: De segunda a sexta, às 10h e 17h.

Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL. O Canal UOL também está disponível na Vivo TV (canal nº 613) Oi TV (canal nº 140), TVRO Embratel (canal nº 546), Zapping (canal nº 64) e no UOL Play.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Josias: Governo se mostra incomodado com ineficiência da inteligência da PF - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Política