TRE-SP cassa mandato de Carla Zambelli por abuso de poder; cabe recurso
O TRE (Tribunal Regional Eleitoral) de São Paulo cassou na tarde desta quinta-feira (30) o mandato da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) por abuso de poder.
O que aconteceu
Decisão teve 5 votos a favor e 2 contra. Além da cassação de mandato, a parlamentar deve ficar inelegível por oito anos.
Parlamentar afirma que recebeu decisão com serenidade. Em nota, ela lembra que a determinação não tem efeitos imediatos e diz que deve seguir atuando como deputada federal "até o encerramento dos recursos cabíveis".
Zambelli é acusada de abusar de meios de comunicação nas eleições de 2022. No TRE-SP, prevaleceu o entendimento de que a deputada divulgou informações inverídicas sobre o processo eleitoral de 2022 e montou uma "teia de desinformação", utilizando as redes sociais e sites para abusar dos meios de comunicação.
Cabe recurso. A deputada deve acionar o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) para tentar reverter a determinação.
PL irá recorrer ao TSE. A assessoria de imprensa do partido informou ao UOL sobre a decisão na sexta (31).
Parlamentar se diz vítima de "perseguição política". Em nota publicada nas redes sociais, ela afirmou que continuará a lutar por "um Brasil próspero e digno para o povo brasileiro".
Pedido de cassação foi feito por deputada federal Sâmia Bomfim (PSOL-SP). De acordo com a parlamentar, Zambelli divulgou vídeos que questionavam a lisura das eleições. Havia posts com ataques a ministros do Supremo Tribunal Federal e o sistema eleitoral— como a notícia falsa de que urnas haviam sido manipuladas em Itapeva (SP).
A defesa se baseou na popularidade de Zambelli para explicar a disseminação de mentiras nas redes sociais. "As postagens mencionadas não tiveram impulsionamento pago", disse a advogada da defesa, Flavia Guth. "Não há sequer demonstração de efeitos concretos dessas postagens", disse ela no julgamento.
Zambelli articula para se tornar a líder da minoria na Câmara. Submersa desde que sacou uma pistola e perseguiu um homem na véspera da eleição de 2022, ela enfrenta a antipatia do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outros problemas no Congresso.
334 comentários
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.
Eri Antonio Babbini
Grande dia, mais uma S A F A D A bolsonarista na berlinda D E S M A S C A R A D A... Isso não tem preço.... Mi ni Ons...V E N D E M O S L L L L L Lenços.
Wesley Messias Berigo da Cunha
Cadeia nela Xandão
Fernando Batista Almeida
Aguardem a técnica da doença terrível, amanhã essa aí vai pra algum hospital.