Gleisi aciona STF contra Gustavo Gayer e pede R$ 30 mil por danos morais
Ler resumo da notícia
A ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann (PT-PR), acionou o STF contra o deputado federal Gustavo Gayer (PL-GO) por declarações machistas do deputado federal.
O que aconteceu
Gleisi pediu a condenação do parlamentar e R$ 30 mil por danos morais. Os advogados da ministra classificaram a atitude de Gayer como "criminosa" e que o objetivo dele era "constranger e humilhar" a petista com as publicações feitas nas redes sociais.
A notícia-crime apresentada ao STF cita também violência política de gênero. "Atitudes como essa —que são explícitas na tentativa de humilhar publicamente uma mulher— são inaceitáveis e precisam sofrer repreensão em um Brasil que luta para superar o entristecedor cenário de violência", afirmam os advogados.
Deputado fez uma série de ataques a Gleisi na semana passada. Ele questionou se o deputado Lindbergh Farias, líder do PT na Câmara e companheiro da ministra, iria aceitar que Lula a "oferecesse" para o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), "como um cafetão oferece uma garota de programa". O deputado também sugeriu que que Gleisi, Lindbergh e Alcolumbre seriam um "trisal".
As declarações de Gayer ocorreram após uma fala do presidente Lula. Em referência a Gleisi, o petista afirmou que colocou uma "mulher bonita" na articulação política para ter uma boa relação com o Congresso. "Uma coisa, companheiros, que eu quero mudar, estabelecer relações com vocês. Por isso, coloquei essa mulher bonita para ser ministra de Relações Institucionais, é que eu não quero mais ter distância de vocês", disse.
Fala machista de Lula também foi criticada, mas Gleisi saiu na defesa do presidente. A ministra disse que "gestos são mais importantes que palavras". "Fico indignada com os bolsonaristas que utilizam disso para fazer um jogo baixo", afirmou Gleisi na semana passada.
22 comentários
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.
Luiz Santos
Em se tratando de um parlamentar bolsonarista, o que poderia se esperar? Com a palavra as eleitoras deste mau elemento....
Mauricio Rodrigues
Essa tal de gleise é o Maduro de saia. Ou seja , não presta
Julio Cesar Pires da Silva Ripke
Que tristeza ver um membro do parlamento aquém dos valores básicos de uma vida em sociedade, esse deputado por Goiás constrange seus conterrâneos, essa direita não cansa de fazer feio .