Topo

Notícias


Notícias

Você tem mania de limpeza?

Getty Images
Imagem: Getty Images

Gostar de viver num ambiente asseado e cuidar da própria higiene pessoal é o normal e recomendado. Muito diferente de estar excessivamente preocupado com o assunto, tomando longos banhos e lavando várias vezes as mãos por dia, por exemplo. Faça o teste e descubra se você está exagerando na dose.

  1. 112

    Antes de guardar as compras de supermercado no armário, na despensa ou na geladeira, você as lava ou higieniza de alguma forma?

  2. 212

    Lavar tanto as mãos a ponto de deixar os dedos enrugados; escovar os dentes excessivamente até que a gengiva se mostre irritada e sangrando; já passou por isso?

  3. 312

    Quando recebe visitas em casa, você fica apreensivo de que sujem suas coisas ou façam alguma lambança no banheiro?

  4. 612

    Já sentiu nojo ou desconforto ao abrir portas, encostar em superfícies comuns, cumprimentar outras pessoas, pelo medo de se "sujar" ou ser contaminado?

  5. 712

    Independentemente das condições climáticas e de outras variantes, como tempo disponível, cotidiano corrido, você toma banho:

  6. 1012

    Quando está em locais públicos (metrô, ônibus, banheiro de shopping), o que pensa se tiver de encostar em algum lugar (maçanetas, corrimão) que muitas pessoas tocaram?

  7. 1112

    Quando senta em um restaurante ou bar, examina copos, pratos e talheres, antes de usá-los, para ver se estão devidamente limpos?

  • Normal

    Definitivamente, você não tem mania de limpeza. Talvez até seja um pouco relapso com o tema, pois está sempre ocupado com outros afazeres e responsabilidades. Mesmo assim, tenta, na medida do possível, manter as condições mínimas de higiene para preservar seu bem-estar e sua saúde.

    Gostou do resultado? Compartilhe!

  • Além do normal

    É possível que a sua preocupação com o assunto seja um pouco além do normal, porém nada que a classifique como uma patologia (um transtorno ou algo assim). No dia a dia, você se mostra receoso de que a falta de assepsia o afete de alguma maneira - e, por isso, procura manter tudo limpinho e sob controle. Só fique atento para que o foco na limpeza não vire uma encanação.

    Gostou do resultado? Compartilhe!

  • Transtorno

    Você parece excessivamente aflito com o tema, que ocupa um espaço e um tempo enormes na sua vida. Se algumas situações se repetem com frequência - como o hábito de lavar as mãos ou de limpar maçanetas com lenços, por exemplo -, talvez seja o caso de investigar se, por trás disso tudo, não existe um quadro psicológico classificado como mania ou TOC (Transtorno Obsessivo-Compulsivo). Neste caso, a recomendação é procurar ajuda terapêutica.

    Gostou do resultado? Compartilhe!

  • Gostou do resultado? Compartilhe!