Topo

Suspeito de ebola em voo para Madri passa por exames

Do UOL, em São Paulo

16/10/2014 10h44Atualizada em 16/10/2014 11h12

Um passageiro da Air France foi submetido a um exame médico nesta quinta-feira (16) no pouso de um avião da companhia aérea em Madri, seguindo o protocolo de emergência para ebola, anunciou a Air France. O avião, que partiu do aeroporto Charles de Gaulle, em Paris, aterrissou em Barajas com 156 passageiros e sete tripulantes.

O avião, vindo de Paris, foi dirigido a uma área especial, onde uma equipe médica embarcou para examinar o passageiro, indicou a agência de transporte aéreo espanhola Aena em um comunicado.

"O protocolo de emergência sanitária foi ativado no aeroporto Adolfo Suarez Madrid-Barajas para um passageiro em uma aeronave da Air France proveniente de Paris", anunciou a Aena.

Fontes de saúde informaram à agência de notícias Efe que o passageiro permaneceu em observação na área de isolamento do aeroporto até sua transferência para o hospital

O Ministério da Saúde da Espanha confirmou que o protocolo de emergência para ebola estava em prática. De acordo com a ministra Ana Mato, o passageiro se queixou de febre e dor de cabeça e está sendo avaliado.

A Aena e a Air France disseram em comunicados separados que um passageiro do voo 1300 da Air France procedente de Lagos (Nigéria), via Paris, começou a tremer durante o voo. A Air France informou que os outros passageiros desembarcaram do avião, que agora vai ser desinfectado. O voo de volta foi cancelado.

O passageiro nigeriano fez uma escala em Paris vindo de Lagos, na Nigéria, e já foi levado para o hospital Carlos III de Madri, centro de tratamento do ebola na Espanha.

O restante dos passageiros precisou deixar o nome e o telefone de contato com as autoridades de saúde e foram orientados a entrar em contato em caso de algum sinal de febre. (Com El País e as agências internacionais)