Topo

Além de caso confirmado de coronavírus, BA, ES e PE têm uma suspeita cada

Ana Carla Bermúdez

Do UOL, em São Paulo

26/02/2020 09h16

Resumo da notícia

  • Brasileiros que estiveram na Itália apresentaram sintomas similares aos do coronavírus
  • País europeu viu disparar nº de contaminações pelo coronavírus
  • No ES e PE, casos ainda são suspeitos; em SP, caso já foi confirmado

Além do primeiro caso confirmado de contaminação pelo novo coronavírus em São Paulo, o Brasil tem pelo menos outros dois casos suspeitos da doença nos estados do Espírito Santo e em Pernambuco.

Nos três casos, trata-se de pacientes que chegaram de viagem da Itália nos últimos dias. No país europeu, o número de casos de contaminação pelo novo coronavírus disparou durante o Carnaval: até esta quarta, mais de 320 casos foram confirmados e 11 pessoas morreram. Desde segunda-feira (24), a Itália passou a integrar a lista do Ministério da Saúde de países de alerta do novo coronavírus.

Em São Paulo, um homem de 61 anos que viajou para a Lombardia, no norte da Itália, apresentou sinais e sintomas (febre, tosse seca, dor de garganta e coriza) compatíveis com a suspeita de covid-19.

Ele testou positivo para a doença em um exame feito no Hospital Israelita Albert Einstein. A contraprova, realizada no Instituto Adolfo Lutz, hospital de referência para testes do covid-19, também deu resultado positivo, segundo a Folha de S. Paulo.

No Espírito Santo, um paciente que voltou de viagem à Itália deu entrada na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) de Carapina, na Serra, na noite de ontem. Ele foi encaminhado ao Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, referência no atendimento de casos infecciosos. Ainda não se sabe se ele foi submetido a algum exame.

Em Pernambuco, uma mulher de 51 anos que esteve recentemente no norte da Itália apresentou sintomas similares aos do coronavírus.

Segundo a Secretaria de Saúde de Pernambuco, a mulher estava em um voo que havia partido do aeroporto internacional de Cumbica, em Guarulhos, para Recife. Ela foi examinada por agentes da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e encaminhada ao Hospital Universitário Oswaldo Cruz. Os resultados dos exames da paciente devem sair em um prazo de até 72 horas.

Criança está isolada na Bahia

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia informou que uma criança de um ano que estava em viagem na Europa com a família está em isolamento por suspeita de estar com o novo coronavírus.

A criança chegou ao país há 12 dias e passou pela Itália, país europeu com o maior número de casos e mortes.

Ela está internada em isolamento com sintomas respiratórios no Hospital Manoel Novaes, em Itabuna.

Coronavírus liga alerta pelo mundo