PUBLICIDADE
Topo

Bolsonaro ironiza a imprensa sobre coronavírus: 'O que estão fazendo aqui?'

Reprodução/Twitter
Imagem: Reprodução/Twitter

Do UOL, em São Paulo

26/03/2020 10h36

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) ironizou a imprensa no Palácio da Alvorada hoje, em um breve contato com jornalistas e apoiadores pela manhã, em Brasília. Crítico do isolamento de toda a população, ele questionou o que a imprensa - supostamente apoiadora da medida e a quem o governante vem criticando - estava fazendo ali, presencialmente.

"Mostra ali. Atenção povo do Brasil. Esse pessoal diz que eu estou errado e tem que ficar em casa. Aí eu pergunto, o que vocês estão fazendo aqui? Imprensa brasileira o que vocês estão fazendo aqui. Estão com medo do Coronavírus não? Vão pra casa. Todo mundo sem máscara", falou ele.

Bolsonaro deixada o Alvorada para trabalhar no Palácio do Planalto e se aproximou da imprensa, que aguardava sua passagem sob chuva na capital federal.

O presidente vem contrariando as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), que recomenda isolamento da população para desacelerar o avanço do surto da covid-19, como fez em um polêmico pronunciamento na TV e no rádio no começo da semana.

Bolsonaro fez pronunciamento em cadeia nacional anteontem classificando de "histeria" as medidas adotadas para barrar a pandemia. Ontem, o prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella (Republicanos), afirmou em suas redes sociais que pretende ordenar a reabertura gradual do comércio na cidade.

Se mais cidades e setores da sociedade seguirem essa atitude, dizem os médicos, o país verá um aumento abrupto de mortes e colapso nos hospitais e postos de saúde — justamente o que querem evitar as medidas de isolamento recomendadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pelo próprio ministério da Saúde.

Até ontem, o país já contabilizava 57 mortes e 2.433 casos oficiais de infecção pelo novo coronavírus. Mas os números reais devem ser maiores.

Coronavírus