Coronavírus: Osasco fecha pronto-socorro com três suspeitos da doença
Resumo da notícia
- O surgimento de três casos suspeitos de covid-19 levou ao fechamento de um pronto-socorro em Osasco
- O trio foi submetido a exame e o resultado não saiu. Familiares foram colocados em quarentena
- A unidade de saúde deve ser adaptada a uma UTI para enfrentar a pandemia da covid-19
A identificação de três casos suspeitos de covid-19 levou ao fechamento do Pronto-Socorro Doutor Osmar Mesquita, em Osasco. O UOL apurou que foram realizados exames em todos eles e o trio ficou internado na própria unidade de saúde. A idade, o sexo e a incidência de fatores de risco não foram informados. Aos familiares, foi determinada quarentena.
Não há prazo para a chegada dos resultados. Os pacientes procuraram o pronto-socorro entre quarta e quinta-feira, e a avaliação inicial apontou possibilidade de contaminação. Como se trata de uma pandemia, o local, que realizava cerca de 300 atendimentos por dia, foi fechado. Um cartaz na porta indica outros dois prontos socorros que devem ser procurados.
O UOL tentou contato com a prefeitura e a Secretaria municipal de Saúde de Osasco por telefone e não obteve sucesso. Também foi enviado e-mail solicitando um posicionamento.
O Samu foi informado da medida por um comunicado do município. De acordo com apuração do UOL, autoridades de saúde estudam transformar a atividade fim do pronto-socorro. Como o novo coronavírus já cegou na unidade de saúde, o plano é instalar 20 leitos de UTI no local. Há profissionais, e seria necessária a chegada de equipamentos.
Por enquanto, o local está sem utilização, e são vistos somente funcionários que transitam do lado de dentro com equipamentos de proteção pessoal — máscara, luvas, touca e jaleco.
Além da possibilidade de três casos positivos da covid-19, outra preocupação é criar pânico na população de Osasco. O movimento caiu na rede de saúde, mas há muitas pessoas sem sintomas da doença que procuram a rede de saúde por medo de estarem infectadas.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.