Topo

Esse conteúdo é antigo

Jovem que morreu em SP tratava ácido úrico e teve diagnóstico de resfriado

Claudio Reis/FramePhoto/Folhapress
Imagem: Claudio Reis/FramePhoto/Folhapress

Do UOL, em São Paulo

29/03/2020 11h35Atualizada em 29/03/2020 13h21

Um jovem de 26 morreu na noite de ontem em decorrência da covid-19, causada pelo novo coronavírus. A morte foi informada pelo Hospital Santa Cruz, na capital paulista, onde o paciente estava internado desde o dia 23.

A vítima estava em tratamento para hiperuricemia (presença de altos níveis de ácido úrico no sangue), segundo o hospital. Segundo familiares, no entanto, há outra versão.

O paciente chegou ao hospital com quadro de síndrome respiratória aguda grave. Ele passou por uma tomografia de tórax, que revelou padrão compatível com pneumonite viral, e o caso passou a ser tratado como suspeita de covid-19.

A partir disso, o paciente foi isolado e fez o teste para detectar o coronavírus, que deu positivo após 24 horas, informou o hospital.

O paciente foi encaminhado para ser tratado na UTI (Unidade de Terapia Intensiva), mas seu quadro evoluiu com piora progressiva da disfunção respiratória, sendo necessárias ventilação mecânica e manobras para manejo de hipoxemia refratária.

"Infelizmente, a despeito de todas as medidas e recursos aplicados para reverter o quadro, o paciente veio a óbito no início desta noite de 28 de março", disse o hospital em nota.

A família, no entanto, afirma que ele foi ao hospital no dia 18 de março e foi diagnosticado com resfriado comum. Um dia depois, voltou a o hospital e foi orientado a ficar isolado porque tinha suspeita de coronavirus.

No dia 23, com falta de ar, voltou ao hospital novamente. Segundo familiares e amigos, na terceira ida ao hospital, foi direto para a UTI (Unidade de Terapia Intensiva), onde não resistiu.

SP tem 84 mortes pelo coronavírus

O estado de São Paulo é o que tem o maior número de casos e de mortes pelo coronavírus. Até ontem, foram registradas 84 mortes e 1.406 casos oficiais, segundo balanço da Secretaria de Estado da Saúde.

No Brasil, os casos confirmados somavam 3.904, com 114 mortes, até ontem, de acordo com informações divulgadas pelo Ministério da Saúde.