Topo

Esse conteúdo é antigo

Cientistas de Harvard explicam perda de olfato provocada por coronavírus

Perda de olfato e do paladar é um dos sintomas da covid-19 - Getty Images/EyeEm
Perda de olfato e do paladar é um dos sintomas da covid-19 Imagem: Getty Images/EyeEm

Jason Gale

Da Bloomberg

30/03/2020 15h53

O novo coronavírus é capaz de atacar células importantes do nariz, o que pode explicar a razão pela qual alguns pacientes de covid-19 perdem olfato e paladar, segundo pesquisa da Escola de Medicina de Harvard.

O estudo com dados genômicos de humanos e camundongos revelou que certas células na parte posterior do nariz abrigam as proteínas de formato distinto que o coronavírus tem como alvo quando invade o organismo. A infecção dessas células pode direta ou indiretamente alterar o olfato, disseram em artigo publicado no sábado (28).

Médicos do mundo todo relatam casos de covid-19 nos quais os pacientes tiveram perda total ou parcial abrupta e inexplicável de olfato e paladar. Esses problemas, chamados clinicamente de anosmia e disgeusia, respectivamente, são "sintomas significativos" associados à pandemia, disse a Academia Americana de Otorrinolaringologia, em 22 de março.

O grupo, com sede em Alexandria, Virgínia (EUA), propõe que esses sintomas sejam adicionados à lista de ferramentas de triagem para possíveis infecções de covid-19. Pessoas que apresentam os sintomas na ausência de outras causas conhecidas devem considerar o autoisolamento e fazer o teste, disse o grupo.

A inflamação na cavidade nasal desencadeada pela infecção pode prejudicar o olfato, disseram David Brann e Sandeep Robert Datta, do departamento de neurobiologia da Escola de Medicina de Harvard. Mas também é possível que o vírus infecte e danifique as células do epitélio nasal necessárias para a função olfativa normal.

Descobrir a causa da perda sensorial tem implicações importantes para ajudar no diagnóstico e determinar os efeitos da doença, disseram os pesquisadores.

"Além disso, pacientes com disfunção olfativa persistente correm risco de déficits nutricionais, de lesões devido à incapacidade de sentir odores perigosos como fumaça, gás e alimentos estragados e de desenvolver distúrbios psiquiátricos, principalmente depressão", disseram.

Coronavírus liga alerta pelo mundo