Coronavírus: aviões poderão transportar pacientes em macas de isolamento
A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) autorizou, em caráter excepcional, o transporte de pacientes da covid-19 em dispositivos/macas de isolamento (Patient Isolation Device). A determinação é temporária e foi feita em decorrência da situação de emergência causada pelo novo coronavírus.
A nova regra, publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira, se refere aos sistemas que permitem que o paciente fique protegido durante a viagem e evitam que outras pessoas possam ser contaminadas em casos de doenças como a covid-19.
Em geral, esses dispositivos possuem maca, barreira transparente que veda o local em que o paciente se encontra e sistema de ventilação. O passageiro não tem contato com nada do ambiente externo e quem está ao redor também fica protegido.
Segundo a autorização, os equipamentos que garantem o isolamento dos pacientes devem prover a contenção adequada para condições normais de voo, devem ter fixação adequada à base do sistema médico instalado na aeronave e o volume de oxigênio deve ser dosado para que o passageiro possa usá-lo durante o maior percurso possível da viagem.
Apesar da decisão, a nova regra prevê que, caso o piloto em comando considere que o uso dos equipamentos pode colocar em risco a segurança do voo e de terceiros, o transporte de pacientes nestas condições fica vetado.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.