Topo

Esse conteúdo é antigo

Covid-19: apesar de superlotado, hospital público de Manaus tem andar vazio

Flávio Costa

Do UOL, em São Paulo

03/05/2020 16h30

O Hospital Público Pronto Socorro 28 de Agosto, um dos principais de Manaus, tem um andar vazio, enquanto nos outros profissionais de saúde enfrentam, sem os equipamentos adequados, a superlotação de pacientes, devido à pandemia do novo coronavírus.

O Amazonas é um dos mais atingidos no país pela pandemia do novo coronavírus. Dados da Fundação de Vigilância em Saúde mostram 6.683 casos de covid-19 confirmados e 548 mortes.

"Aqui é uma enfermaria que foi desativada há seis dias para receber [pacientes] da covid-19 e estamos aguardando, e a gestão ainda não organizou a situação", afirma uma funcionária da unidade, enquanto grava um vídeo no 4º andar do hospital.

A gravação mostra cinco salas de enfermarias, cada uma com seis leitos vazios.

"Não sei quanto tempo vai durar essa organização. Estamos aguardando a manutenção para receber esses pacientes de covid-19, que estão morrendo nas portas de outras unidades e até aqui mesmo na Sala Rosa, na urgência".

A Sala Rosa é um setor destinado aos pacientes suspeitos ou com diagnósticos confirmados de covid-19. Uma médica que teve o pai internado no local o descreveu como "sala da morte".

"O que eu vi foram cenas de terror. Eu acho que tinham lá mais de 60 pessoas sofrendo sem atendimento médico. A Sala Rosa é a Sala da Morte"

Na segunda-feira (27), profissionais de saúde fizeram um protesto contra as condições de trabalho no hospital. Em vídeo, um enfermeiro afirmou que não há EPIs (equipamentos de proteção individual) para trabalhar no setor da UTI (Unidade de Terapia Intensiva).

Resposta do governo

A Secretaria de Estado de Saúde (Susam) afirma que a abertura das enfermarias do quarto andar segue um planejamento, colocado em ação conforme aumenta a necessidade de leitos.

"O planejamento inclui remanejamento de pacientes internados não portadores da covid-19 para outros setores ou outras unidades da rede e toda uma reorganização no fluxo hospitalar, preparação de recursos humanos, medicamentos e insumos."

Até o dia de hoje, o Hospital 28 de Agosto já havia destinado 240 leitos para atendimento à pandemia nas alas do térreo (sala rosa), primeiro, quarto e quinto andar, afirma a administração.

"As enfermarias do 4º andar, filmadas pela profissional, ficaram prontas neste domingo e irão dar suporte à Sala Rosa para internação de pacientes estáveis, que não precisam de UTI."

"Os profissionais da enfermagem, incluindo a autora do vídeo, participaram de reunião na manhã de sábado com a gestão do HPS 28 de Agosto, oportunidade em que foi repassado às equipes todo o planejamento e o prazo de abertura dos leitos do 4° andar", lê-se na nota do Susam.