Topo

Esse conteúdo é antigo

Teich estuda 'melhor hora' para divulgar projeto sobre isolamento social

Do UOL, em São Paulo*

06/05/2020 18h07

O ministro da Saúde, Nelson Teich, afirmou hoje que a diretriz para Estados e municípios durante a pandemia do novo coronavírus está pronta, mas disse que ainda falta organizar a melhor maneira de divulgar ao público. O projeto, que propõe a prefeitos e governadores programas próprios de isolamento social, foi anunciado em 22 de abril.

"A aplicação vai acontecer de acordo com as regiões. Como ainda não temos evidência de que a curva esteja numa descendente, a gente precisa de um tempo, porque isso precisa ser mais ajustado", afirmou.

Segundo Teich, existem vários níveis de medidas de distanciamento. "Cada lugar vai ter a sua necessidade de distanciamento, nós vamos mapear com base nos casos novos e infraestrutura para atender", disse.

Lockdown

Teich ainda disse que o chamado lockdown —fechamento completo de atividades de uma cidade, exceto serviços essenciais— será uma ferramenta importante em locais com situação "muito difícil" do novo coronavírus, na primeira vez em que levantou a hipótese de adoção da forma mais rígida de quarentena para conter o avanço da doença.

O ministro afirmou que haverá locais em que vai se recomendar o lockdown, mas que em outros ocorrerá a sugestão de um afrouxamento do isolamento.

Nesta semana o Estado do Maranhão decretou o primeiro lockdown do país para a região da capital São Luís, sendo seguido pelos governos do Ceará e do Pará.

O ministro ressalvou que qualquer medida que seja tomada na direção do isolamento poderá ser revista a "qualquer momento".

Teich repetiu que a diretriz do Ministério da Saúde para definição de Estados e municípios sobre isolamento está pronta. Ele disse que "talvez" uma revisão por Estados seja melhor para ter uma estratégia do país inteiro e não só do governo federal.

*Com informações da Reuters