Topo

Esse conteúdo é antigo

BH: pacientes com sintomas da covid-19 podem se consultar de graça por app

Comércio de Belo Horizonte voltou a funcionar normalmente após decisão do TJ-MG - Reprodução/TJMG
Comércio de Belo Horizonte voltou a funcionar normalmente após decisão do TJ-MG Imagem: Reprodução/TJMG

Do UOL, em São Paulo

15/07/2020 12h50

Pessoas com sintomas da covid-19 poderão fazer consultas gratuitas e por teleatendimento em Belo Horizonte. A Prefeitura criou um aplicativo que vai usar a inteligência artificial para aferição e monitoramento dos sinais vitais dos usuários. A ideia é acompanhar diariamente os pacientes com suspeita da doença.

As consultas são destinadas a pessoas que apresentam sintomas como tosse, dor de garganta, congestão nasal e coriza, com ou sem febre. Os dados coletados pelo aplicativo são automaticamente encaminhados para uma planilha de monitoramento diário do paciente, aprimorando o processo de acompanhamento.

A aplicação usa a câmera do celular para aferir as frequências cardíaca e respiratória, a saturação de oxigênio e o nível de estresse dos pacientes. A ideia da Prefeitura é reduzir o deslocamento de pessoas que possam estar infectadas.

O acesso é disponibilizado por email durante a consulta on-line, serviço que já vem sendo disponibilizando pela Prefeitura. Ao receber o código, o usuário deve seguir os passos para instalação. Cada paciente poderá acessar o aplicativo por até 14 dias, sem limite de avaliações. São 39 mil licenças de uso simultâneo. O aplicativo funciona em sistemas Android e iOS (baixe aqui).

De acordo com o último boletim divulgado pela Prefeitura de Belo Horizonte, ontem, a capital mineira tem 12.124 casos confirmados da covid-19, 288 mortes e 2.972 casos em acompanhamento.