Brasil aplica 1ª dose em 268 mil em 24 h e soma 4,3 milhões de vacinados
O Brasil superou hoje (10) a marca dos 4,3 milhões de vacinados contra a covid-19. No total, 4.321.678 pessoas já foram imunizadas contra a doença no país. O levantamento é do consórcio de veículos de imprensa do qual o UOL faz parte, baseado nos números informados pelas secretarias estaduais de saúde.
De ontem para hoje, 268.692 pessoas tomaram a primeira dose da vacina. O estado do Amapá foi o único que não forneceu dados atualizados até o fechamento do boletim, às 20h. No total, 2,04% da população brasileira recebeu a aplicação inicial.
Já 30.961 pessoas receberam a segunda dose nas últimas 24 horas, com um total de 80.507 imunizados nesta etapa — o que equivale a 0,04% da população brasileira com vacinação completa contra o novo coronavírus.
SP: vacinação para idosos entre 80 e 84 anos começará no dia 1º de março
O governo de São Paulo anunciou hoje que a vacinação de idosos entre 80 e 84 anos contra a covid-19 começará no dia 1º de março. Já a imunização da faixa entre 85 e 89 anos, que começaria na segunda-feira (15), foi antecipada para esta sexta (12). Na capital, a prefeitura divulgou que iniciará amanhã a vacinação para pessoas entre 85 e 89 anos.
No momento, municípios paulistas estão vacinando profissionais de saúde e idosos com 90 anos ou mais. O estado segue recebendo lotes de insumos da China para a produção da CoronaVac no Instituto Butantan. As novas doses voltarão a ser distribuídas a partir do dia 23 de fevereiro.
"O governo de São Paulo conseguiu acelerar a distribuição para oferecer vacina aos idosos. Nesta nova fase, serão vacinados 309 mil idosos na faixa etária entre 85 e 89 anos", informou o governador João Doria (PSDB), em coletiva no Palácio dos Bandeirantes.
O calendário para cada subgrupo pode variar de cidade para cidade, já que os municípios têm autonomia para antecipar datas de cada etapa conforme o andamento da vacinação e a disponibilidade de doses. Na capital, por exemplo, começaram a ser vacinados ontem (9) os profissionais da saúde autônomos a partir de 70 anos (até sexta, serão vacinados os profissionais a partir de 60 anos).
Veículos se unem pela informação
Em resposta à decisão do governo Jair Bolsonaro de restringir o acesso a dados sobre a pandemia de covid-19, os veículos de comunicação UOL, O Estado de S. Paulo, Folha de S.Paulo, O Globo, G1 e Extra formaram um consórcio para trabalhar de forma colaborativa para buscar as informações necessárias diretamente nas secretarias estaduais de Saúde das 27 unidades da Federação.
O governo federal, por meio do Ministério da Saúde, deveria ser a fonte natural desses números, mas atitudes de autoridades e do próprio presidente durante a pandemia colocam em dúvida a disponibilidade dos dados e sua precisão.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.