Topo

Esse conteúdo é antigo

Prefeito de Curitiba decreta lockdown de 9 dias: 'Por Deus, nos ajude'

"Quero ver Curitiba curada. Precisamos ficar em casa, só sair se for absolutamente necessário", pediu Rafael Greca - Eduardo Matysiak/Futura Press/Estadão Conteúdo
"Quero ver Curitiba curada. Precisamos ficar em casa, só sair se for absolutamente necessário", pediu Rafael Greca Imagem: Eduardo Matysiak/Futura Press/Estadão Conteúdo

Do UOL, em São Paulo

12/03/2021 22h08Atualizada em 13/03/2021 06h47

O prefeito de Curitiba, Rafael Greca (DEM), anunciou hoje que vai decretar lockdown (confinamento total) na cidade por nove dias, a partir da 0h deste sábado (13) até as 23h59 do próximo dia 21 (domingo). Neste período, apenas o comércio e os serviços essenciais, como supermercados, farmácias e postos de gasolina, por exemplo, poderão funcionar.

"O que eu não gostaria de dizer, mas vim aqui cumprir o meu dever, é que o Brasil adoeceu. Adoeceu de uma nova cepa [do coronavírus] feroz em transmissão, rápida em contágio, eficaz em matar e, o que é muito triste, matar os mais jovens", lamentou Greca em vídeo publicado nas redes sociais.

Ao lado da esposa, Margarita Sansone, o prefeito explicou que a "atitude mais drástica" atende a um apelo de entidades médicas, como o CRM-PR (Conselho Regional de Medicina) e o Coren-PR (Conselho Regional de Enfermagem), além de órgãos do Poder Judiciário, o Tribunal de Contas do estado (TCE-PR) e de sua secretária municipal de Saúde, Márcia Huçulak.

Ele lembrou ainda que é a primeira vez que a capital paranaense decreta um lockdwon. Até então, a cidade estava em bandeira laranja, que permitia o funcionamento de algumas atividades, ainda que com restrições. Agora, anunciou Greca, será adotada a bandeira vermelha.

O prefeito não detalhou o que muda com a nova classificação, mas adiantou que supermercados, farmácias, postos de gasolina e os serviços de limpeza urbana continuarão funcionando normalmente durante o lockdown. Todas as obras públicas, o comércio e os serviços não essenciais e a indústria, porém, devem parar.

"É um esforço imenso, que não é para gerar desânimo, mas para provocar esperança", afirmou. "Só vai passar se todo mundo ajudar. O negacionismo, a ignorância, o fingir que está tudo bem não vão ajudar ninguém."

Eu quero ver Curitiba curada. (...) Nós precisamos ficar em casa, só sair se for absolutamente necessário. (...) Deus proteja Curitiba para que a misericórdia de termos que escolher quem vai viver e quem vai morrer não tenha que ser exercida nos sistemas de saúde.
Prefeito Rafael Greca, em apelo aos curitibanos

Leitos de UTI

Segundo Greca, o SUS (Sistema Único de Saúde) de Curitiba tem 1.031 leitos exclusivos para pacientes de covid-19, sendo 566 de enfermaria e 465 de UTIs (Unidades de Terapia Intensiva). Só nos últimos 15 dias, com a escala do número de casos e mortes, foram ativados mais 240 leitos de enfermaria e 154 UTIs.

A taxa de ocupação desses leitos está em 97% (enfermaria) e 96% (UTI), de acordo com último boletim divulgado pela prefeitura. Há apenas 17 leitos livres do primeiro e 18 do segundo.

Em outra rede social, Greca ainda lembrou que as vacinas contra a covid-19 já estão sendo aplicadas na população, mesmo que não na velocidade ideal, e disse estar trabalhando junto ao governo paranaense e à União para conseguir mais doses.

"Estamos trabalhando arduamente para conseguirmos comprar vacinas para agir complementarmente com o governo do estado e o governo federal. Suplico a todos que obedeçam as normas sanitárias. Mantenham o isolamento social, façam a higienização das mãos e, por favor, usem a máscara. Juntos, vamos vencer!", escreveu.